Reitores de universidades federais se encontram com presidente Lula e com ministro da Educação

O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, estará presente na reunião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, recebem nesta quinta-feira, dia 19, em Brasília, os reitores das universidades e institutos federais do país. A reunião tem como pauta “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do ensino superior do país”.

Além do convite encaminhado diretamente a cada reitor, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), presidida por Ricardo Marcelo Fonseca, foi chamada para o encontro. Representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) também participarão. Segundo a assessoria de comunicação da Universidade Federal de Santa Catarrina (UFSC), o reitor Irineu Manoel de Souza estará presente no encontro.

Apesar de a pauta não informar sobre um possível debate de anseios de cada universidade, os reitores consideram que poderão dialogar sobre a situação orçamentária e expor o trabalho nas instituições. “Temos a expectativa de apresentar as demandas de orçamento e servidores na universidade. E queremos apresentar nosso trabalho, para mostrar o que temos a oferecer. Esse momento é importante também para o governo apresentar suas demandas. Desejamos ser ouvidos e também ouvir o que eles têm a dizer”, afirma Júlio Xandro Heck, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

::: Assista ao vivo

Fonte: Correio do Povo e Imprensa Apufsc