Imposto de Renda: Lula afirma que correção da tabela vai sair, mas é preciso pressão social

É preciso “pôr o pobre no orçamento e o rico no imposto”, disse o presidente. “Quem paga de verdade é quem tem holerite”, destaca a Rede Brasil Atual

Entre os vários temas do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com sindicalistas nesta quarta-feira, dia 18, no Palácio do Planalto, um dos mas aguardados era relativo ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A falta de correção da tabela do IR desde 2015 fez com que mais trabalhadores passassem a pagar, aumentando uma situação que já era de injustiça, como disse o próprio Lula na reunião: quem ganha menos paga proporcionalmente mais.

“Neste país, quem paga imposto de renda de verdade é quem tem holerite”, afirmou o presidente. Com acréscimo a uma fala habitual, ele disse que é preciso colocar o pobre no orçamento e o risco no imposto de renda. “Mas para isso é preciso que haja briga e pressão. É necessário muito convencimento no Congresso, muita organização na sociedade. A gente não ganha isso se não houver mobilização”, afirmou o presidente.

O objetivo é elevar a faixa de isenção de modo que quem receba até R$ 5 mil por mês fique isento. Algo em torno de 3,8 salários mínimos, pelo valor atual. A falta de correção da tabela do IR fez com que essa faixa, hoje, ficasse bem menor. Quem recebe 1,5 mínimo já paga imposto. Um legado do ex-presidente. Que, por sinal, ainda durante a campanha de 2018 havia prometido mexer na tabela.

Leia na íntegra: Rede Brasil Atual