Somente restaurar o orçamento do CNPq não resolve os problemas da ciência no Brasil, afirmam especialistas

Governo Lula já anunciou que destinará verba para a ciência, mas especialistas acreditam que problema é mais profundo, mostra matéria do portal Terra

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizou que voltará a destinar recursos para a ciência após a área ter sofrido duros cortes durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). No entanto, para especialistas, isso está longe de significar que os problemas de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acabaram. 

pico de verbas para o órgão, que é vinculado ao Ministério da Ciência, ocorreu em 2013; nos dez anos seguintes, o orçamento da agência encolheu mais de 60%. A ministra Luciana Santos anunciou uma previsão de cerca de R$ 10 bilhões para a pasta, mas, mesmo que mais dinheiro chegue ao CNPq, gestores terão que lidar com cenário “desolado” na instituição de fomento à pesquisa. 

“Quando a gestão anterior começou, já havia demandas importantes. A partir daí, não tivemos o avanço, e sim retrocesso. O CNPq passará pelo seu maior desafio até agora, pois a ciência foi depauperada”, diz Sabine Righetti, doutora em política científica e tecnológica pela Unicamp.

Leia na íntegra: Terra