UFSC assegura verba de R$ 700 mil para reforma do alojamento indígena

Projeto está em fase final de atualização do orçamento e deve ser enviado para licitação. Previsão é que seja entregue em novembro deste ano

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomou os recursos das emendas parlamentares destinadas a reforma do alojamento provisório dos estudantes indígenas na instituição. O valor de R$ 700 mil, arrecadado inicialmente pela universidade em 2019 por meio de emendas parlamentares, foi empenhado para o ano de 2023. Desta forma, os recursos estão assegurados e poderão ser utilizados normalmente.

De acordo com o Departamento de Projeto de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC), o projeto está em fase final de atualização do orçamento e deve ser enviado para licitação. No ano passado, a Apufsc-Sindical produziu uma reportagem sobre o projeto e o andamento das discussões sobre as reforma do espaço. A expectativa agora é que a obra seja entregue em novembro deste ano.

Projeto da Moradia Estudantil Indígena (Imagem: UFSC)

A licitação para a reforma do alojamento foi elaborada ainda na gestão de Ubaldo Cesar Balthazar e prorrogada por duas vezes na mesma administração. Após a posse da nova Reitoria, em julho de 2022, um reajuste legal, de 35%, foi apresentado para que a empresa vencedora desse início à reforma passados três anos, mas a empresa recusou a proposta. As negociações com a companhia que ficou em segundo lugar na licitação também não obtiveram sucesso e o contrato foi então rescindido amigavelmente.

Leia na íntegra: Notícias UFSC