Divulgado relatório final sobre teletrabalho, flexibilização e dimensionamento na UFSC

Recomendação é de que universidade inicie a implantação de um projeto-piloto

O GT Teleflexdim divulgou nesta terça-feira, dia 31, o relatório final que analisa as políticas do Programa de Gestão e Desempenho, da ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho das(os) técnicas(os) administrativas(os) em educação e do dimensionamento de pessoal na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com comunicado no site do GT Teleflexdim, o documento – que contém 132 páginas – foi entregue à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).

O documento foi elaborado após cinco meses de atividade do Grupo de Trabalho para Estudo das Políticas do Programa de Gestão e Desempenho, Flexibilização da Jornada de Trabalho dos TAEs e Dimensionamento de Pessoal (GT Teleflexdim). Em relação às pautas do teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho, o relatório final traz duas recomendações à gestão da UFSC.

A primeira recomendação é a implantação de um projeto-piloto, por um ano, ampliado e estendido da política de ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho, para todos TAEs da UFSC. A exceção seria o atendimento no Hospital Universitário (HU), onde a política já está consolidada.

A segunda sugestão do relatório final é a implantação de um projeto piloto ampliado e estendido da política da modalidade teletrabalho, para os TAEs da UFSC, em todos os setores, pelo período de um ano. De acordo com o comunicado no site do GT Teleflexdim, a duração dos pilotos contemplaria os aspectos sazonais de diferentes setores da Universidade. O grupo informa que as propostas contidas no relatório final foram elaboradas em diálogo com a Procuradoria Federal junto à UFSC e possuem fluxos simplificados.

Ainda que sugerindo a criação de projetos pilotos, o GT Teleflexdim destaca que as minutas produzidas pelo grupo podem ser adaptadas para implementação das ações em caráter permanente, caso assim decida a gestão. Sobre o dimensionamento da força de trabalho na UFSC, o relatório final apresenta duas propostas, construídas anteriormente por trabalhadoras e trabalhadores da Universidade, porém ainda não implementadas.

Atendendo ao princípio da transparência, o GT Teleflexdim divulgou no site o relatório final e outros documentos sobre o trabalho de cinco meses.

Fonte: Notícias da UFSC