Apufsc-Sindical realiza visita ao Centro de Convivência da UFSC

Sindicato manifestou interesse em revitalizar espaço da universidade e aguarda análise jurídica da Reitoria

A Diretoria da Apufsc-Sindical visitou na manhã desta sexta-feira, dia 3, o Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de dar continuidade ao projeto de revitalização do espaço, com recursos próprios. Um engenheiro civil acompanhou a vistoria junto do presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, da secretária-geral, Viviane Maria Heberle, do primeiro-secretário, Carlos Barros Montez, e do administrador da sede do campus da Apufsc, Henrique Machado. Em 2021, o sindicato, com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduandos (APG), apresentou um ofício com a proposta de reforma do Centro à reitoria. A administração da UFSC está avaliando a viabilidade jurídica para que a ideia seja executada.

De acordo com a análise preliminar do engenheiro Lucas Guilherme Borscheid, a estrutura do Centro de Convivência aparenta estar em boas condições. Porém, toda a parte da hidráulica, elétrica, pintura, impermeabilização, pisos e proteção contra incêndios precisa de reparo. A partir desta visita, a Apufsc irá elaborar um documento com um plano detalhado das necessidades de reforma do local, além das pretensões de ocupação e gestão da área. Essa nova etapa, assim como o posicionamento da universidade, é importante para que a entidade possa apresentar o projeto finalizado aos filiados.

Histórico

Em setembro de 2021, um ofício foi enviado ao então reitor Ubaldo César Balthazar em que Camilo Buss Araújo, na época vice-presidente da Apufsc, explicou: “Há alguns meses a diretoria da Apufsc deu início a um processo de discussão sobre a revitalização do Centro de Convivência da UFSC junto ao DCE, APG e Laboratório de Projetos em Arquitetura e Urbanismo (LabProj). Neste processo, a Apufsc manifestou o desejo de investir recursos próprios em um projeto de reforma desta área por considerá-la um dos espaços mais importantes da universidade e que, após reforma, contribuirá para um incremento considerável na qualidade de vida acadêmica de servidores/as docentes, servidores/as técnicos, estudantes e toda comunidade”.

Em outubro de 2021, ocorreu essa reunião com a Reitoria, na qual as três entidades manifestaram seu interesse e informaram que chegaram a um acordo para a revitalização e ocupação do edifício, materializado em uma carta de intenções. Deste encontro, saiu o encaminhamento de que a Reitoria faria uma análise jurídica da proposta para verificar se a Apufsc poderia investir recursos financeiros próprios no prédio, que pertence à União, em troca do uso de uma parte da edificação para instalar sua sede dentro do campus.

Sem resposta em 2021,em novembro daquele ano, um novo ofício foi enviado, assinado pelas três entidades. Nele, a Apufsc reforçou o interesse de reformar o edifício e instalar-se no prédio, em acordo com DCE e APG. Neste documento, são apresentadas justificativas e a proposta.

“A revitalização do Centro de Convivência é uma aspiração de toda a comunidade universitária. E, dada a situação de deterioração do edifício e suas instalações, a urgência em sua recuperação é algo necessário“, argumentam as entidades no ofício. “O Centro de Convivência se constitui patrimônio material e imaterial dos movimentos estudantis e docentes, trazendo consigo histórias de lutas e conquistas para diferentes atores da vida universitária. Esse espaço tem origem na própria história da UFSC, em particular com sua vinda para o campus Trindade”, lembra o documento.

A proposta

Considerando o contexto, as justificativas, motivações e demandas da Apufsc, e a convergência de interesses entre as entidades, propõe-se:

  1. Reformar o edifício Centro de Convivência por meio de recursos advindos da Apufsc-Sindical;
  2. Instalar a sede da Apufsc em um espaço dentro do Centro de Convivência, como forma de ressarcimento do seu investimento financeiro, por período de tempo, perímetro a ser ocupado e valor a serem estipulados, observando e relacionando aos preços de mercado de aluguel de salas comerciais no entorno do Campus Trindade da UFSC;
  3. Estabelecer instrumento jurídico adequado para viabilizar a parceria entre UFSC e Apufsc-Sindical, com a anuência de todas as partes envolvidas nesse empreendimento;
  4. Definir quem e que tipo de ocupação será permitida na edificação para além das entidades estudantis (DCE e APG) e futuramente a Apufsc, a exemplo, Galeria de Arte da UFSC, tipo de serviços à comunidade universitária (bar/lanchonete);
  5. Estabelecer estatuto condominial sobre as partes de uso em comum, visando o melhor convívio e responsabilidades entre as partes: entidades estudantis, universidade, Apufsc e outros serviços, caso existam;
  6. Estabelecer um Grupo de Trabalho, envolvendo as partes interessadas e tendo assessoria do LabProj do Departamento de Arquitetura da UFSC.

A atual administração da UFSC, em reunião em dezembro de 2022, retomou a discussão para dar continuidade ao processo de revitalização de Centro de Convivência. O encontro teve a participação da Apufsc. Está prevista uma nova reunião neste mês de fevereiro.

Imprensa Apufsc