Pagamento de bolsas de pesquisa do CNPq está atrasado; presidente diz que recursos estão garantidos

De acordo com o CNPq, pagamentos serão efetivados nesta quarta-feira, 8. Bolsistas reclamam do atraso nas redes sociais

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, confirmou que o pagamento de bolsas de pós-graduação feito pela entidade está atrasado. De acordo com ele, o atraso ocorreu devido a “trâmites burocráticos” e não tem a ver com falta de dinheiro.

“Lamento o atraso no pagamento das bolsas. Isso ocorreu devido a trâmites burocráticos de transição da documentação para a nova gestão do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]. Mas os recursos estão todos garantidos e estamos tentando agilizar o processo para fazer os depósitos o mais rápido possível”, escreveu Galvão no Twitter.

Nesta terça-feira, dia 7, bolsistas do CNPq usaram as redes sociais para reclamar que o dinheiro ainda não havia entrado nas contas bancárias – os depósitos ocorrem geralmente até o quinto dia útil do mês.

Em grupos no Facebook, bolsistas afirmam ainda estar na espera do depósito. Outros, porém, afirmam ter recebido apenas a taxa de bancada, valor extra dado para bolsistas de doutorado, pós-doutorado e aos pesquisadores credenciados como orientadores em programas de pós-graduação stricto sensu.

Em janeiro, o ministro da Educação Camilo Santana anunciou um reajuste no valor das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que não aconteceu. Mais tarde, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, garantiu, que o reajuste das bolsas de pesquisa científica ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2023.

Leia na íntegra: G1