Haddad diz que governo vai tirar “granada do bolso” dos servidores com reajuste salarial

Executivo quer elevar remuneração do funcionalismo ainda neste ano

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta terça-feira, dia 7, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai “tirar a granada do bolso” dos servidores públicos com a negociação de reajustes salariais para as categorias.

A atual administração reabriu a mesa permanente de negociação com o funcionalismo, que já havia funcionado em gestões anteriores do PT e ficará sob a condução da ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O evento contou com representantes de 80 entidades sindicais, além de ministros do governo.

A intenção é conceder um reajuste salarial ainda neste ano, após pelo menos quatro anos de congelamento. A maior parte dos servidores está há seis anos sem reposição salarial.

A citação à granada faz referência a uma declaração do ex-ministro da Economia Paulo Guedes em uma reunião ministerial de 22 de abril de 2020. O vídeo do encontro foi divulgado por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que acusava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de tentar interferir na Polícia Federal.

Leia na íntegra: Folha