Plano é dar reajuste para servidores federais até abril, diz ministra

Governo tem R$ 11,2 bilhões para elevar salários em até 9%, mas percentual pode ser menor se houver aumento no auxílio-alimentação, destaca a Folha

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve concluir a negociação para reajustar os salários de servidores federais até abril. O aumento pode ser de até 9%, mas o valor final ainda depende de uma decisão sobre ajustar ou não o auxílio-alimentação, medida que beneficia mais os servidores com menor remuneração.

Em qualquer cenário, porém, o percentual ficará abaixo dos 35% calculados por parte das categorias como o necessário para compensar a defasagem acumulada na gestão de Jair Bolsonaro (PL), que condicionou mais gastos sociais na pandemia à contenção de despesas com o funcionalismo.

Em sua primeira entrevista no cargo, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reconhece que dificilmente o governo conseguirá repor todo esse impacto. “Os servidores merecem algum reajuste, mas dificilmente será para compensar toda essa perda”, afirma à Folha.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo