Desmonte da ciência brasileira é tema de documentário

Produção do Congresso em Foco reúne apuração e entrevistas que abordam diversos ângulos sobre o assunto

Em 2022, o Brasil completou 200 anos da sua independência cercado de incertezas e expectativas. A eleição mais polarizada da história impedia que se soubesse para que rumo o país seguiria a partir da decisão que a sociedade tomaria um mês depois. Era um país à deriva. E à deriva nem tinha como exatamente estimar o quanto de fato era independente. Talvez por isso, tenha comemorado muito pouco seu bicentenário.

Antes mesmo da proclamação feita por Dom Pedro I em 1822, José Bonifácio de Andrada e Silva, que passaria para a história como o “patriarca da independência”, já alertava em um texto escrito em 1820 que um país sem conhecimento científico e tecnologia próprias jamais seria independente. Bonifácio lembrava o próprio exemplo de Portugal: foi a tecnologia das grandes navegações que tornou a Europa o rico e poderoso continente da era moderna.

O texto de José Bonifácio deu início à série Ciência à Deriva, que o Congresso em Foco iniciou em setembro do ano passado e que encerra agora com o documentário exclusivo “Ciência à Deriva: O desmonte da ciência brasileira”.

Assista:

Leia na íntegra: Congresso em Foco