Pesquisa aponta que 96,4% dos usuários recomendam o Hospital Universitário da UFSC

HU ocupa o sexto lugar com melhor média geral entre os hospitais universitários da rede Ebserh

A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários SUS, realizada entre 12 de maio e 31 de dezembro de 2022, mostrou que 96,4% dos entrevistados no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) indicariam o hospital a familiares e amigos. O levantamento foi feito em todos os hospitais universitários da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio de suas ouvidorias.

De acordo com o ouvidor do HU-UFSC, Célio José Coelho, houve registros de mais de 2 mil pacientes, sendo que a meta era de pelo menos 1.860 entrevistados. Segundo ele, o HU-UFSC ficou em sexto lugar na média geral, com nota 9,3.

Em todo o Brasil, foram ouvidas 44.081 pessoas. O resultado da pesquisa, apresentado na semana passada ao Conselho de Administração da Rede Ebserh, revela que, na média nacional, 97,6% dos entrevistados indicariam o hospital universitário federal em que foram atendidos a familiares e amigos. Outro ponto positivo destacado na pesquisa nacional é o nível de satisfação do usuário, registrado em 90,2%, sendo que 33,6% apontaram estar satisfeitos e 56,6% muito satisfeitos.

O questionário continha avaliação de vários itens em cinco grandes áreas: Roupa/Limpeza/Lixo; Estrutura; Atendimento no Ambulatório; Atendimento na Internação; e Refeições. O respondente pôde optar por avaliar apenas uma ou várias dessas áreas. A iniciativa é realizada desde 2014, sendo responsável por mudanças em diversos hospitais da rede, de forma a atender melhor pacientes, acompanhantes, trabalhadores e comunidade acadêmica. A pesquisa tem como objetivos fornecer um diagnóstico para as áreas de governança e dar subsídios para a tomada de decisões. Também busca identificar e fortalecer pontos fortes e aprimorar fragilidades.

Segundo o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende, os resultados ajudarão os gestores a propor melhorias com foco na experiência do usuário e servirão, por exemplo, para analisar a qualidade de serviços terceirizados como limpeza e refeição, além do atendimento prestado pelos profissionais. “A realização periódica de pesquisas de satisfação dos usuários, além de atender a dispositivos legais, oportuniza a busca da melhoria contínua na prestação de serviços ao cidadão e usuário dos serviços públicos”, salientou Rezende.

Fonte: Notícias da UFSC