Fórum Nacional Popular da Educação se reúne com parlamentares e apresenta pautas prioritárias

Apufsc-Sindical participou do encontro ao lado do Proifes-Federação levando as demandas da categoria docente

Na manhã desta quarta-feira, dia 1°, o Proifes-Federação participou do café da manhã com parlamentares promovido pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE). O evento teve como propósito apresentar aos parlamentares as principais pautas das entidades na reconstrução de uma educação pública de qualidade. O professor Romeu Bezerra participou do encontro representando a Apufsc-Sindical.

O encontro teve a participação de mais de 20 parlamentares que receberam a Carta de Natal, elaborada durante a última Conferência Nacional Popular da Educação (Conape), em 2022, da qual a Apufsc-Sindical participou. Entre as principais reivindicações do documento estão a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, suspensão da tramitação da PEC 32, expansão do financiamento público da educação básica e superior, e a destinação de recursos públicos exclusivamente para as instituições públicas de educação com acompanhamento dos Conselhos de Controle Social e Popular.

Os parlamentares se comprometeram a apoiar as demandas apresentadas e a lutar no Congresso Nacional para a reconstrução da educação pública no Brasil. Além disso, trataram de temas importantes, como o fim da lista tríplice para a escolha dos reitores, a reforma do ensino médio e a desmilitarização das escolas. Os deputados se dispuseram a, junto com o FNPE, abordar e tratar desses assuntos com o Ministério da Educação (MEC).

Carta de Natal, elaborada durante a Conape 2022, que teve a participação da Apufsc, foi entregue aos parlamentares (Foto: Proifes/Divulgação)

O Proifes-Federação foi representado pelo presidente Nilton Brandão, o vice-presidente Wellington Duarte, o secretário-tesoureiro Flávio Silva, a diretora de Comunicação Gilka Pimentel, a diretora de assuntos educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira, e os membros do Conselho Deliberativo, Jairo Bolter, Oswaldo Negrão e Geovana Reis.

Durante sua participação no evento, Nilton Brandão elencou para os parlamentares as principais demandas da pauta emergencial da educação, como a autonomia universitária, o fim da lista tríplice e a revogação da Portaria 983. “Nossa pauta já está no governo e esperamos que, com o apoio dos deputados, sejamos vitoriosos. Somos apoiadores e signatários de todas as pautas apresentadas pelo FNPE e acreditamos que a educação pública de qualidade voltará a ser prioridade no nosso país”, afirmou o presidente do Proifes.

Fonte: Proifes-Federação