UFSC tem oito pesquisadores reconhecidos em prêmio da Fapesc

Prêmio é uma homenagem pelos incentivos à disseminação do conhecimento, formação de recursos humanos e valorização da pesquisa e de suas profissões

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve oito pesquisadores reconhecidos pelo Prêmio de Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), edição 2022. Os cientistas foram considerados destaques em suas áreas de conhecimento por contribuírem para o avanço da pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Estado. A UFSC foi a instituição com mais cientistas premiados e conquistou reconhecimento em todas as categorias – quatro deles na de Pesquisador Destaque. No total, 21 pessoas receberão o prêmio.

Esta foi a primeira edição do Prêmio Fapesc de Pesquisa, que buscou a valorização de pesquisadores renomados do estado de Santa Catarina, cujas conquistas e produções estejam agregando contribuições significativas nas diferentes áreas de conhecimento. O reconhecimento também leva em conta a relevância para o desenvolvimento da CTI do estado de Santa Catarina. O prêmio é uma homenagem pelos incentivos à disseminação do conhecimento, formação de recursos humanos e valorização da pesquisa e de suas profissões.

Foi reconhecida a excelência da pesquisa nas áreas do conhecimento das Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humana. Participaram do prêmio cientistas indicados por suas instituições em três categorias: acadêmico, para discentes de doutorado; jovem pesquisador, para doutores até sete anos e pesquisador destaque, para aqueles considerados líderes em suas áreas de conhecimento. A UFSC se destacou na área das Engenharias, sendo premiada em todas as categorias.

Conheça os premiados da UFSC

Pesquisador destaque

Ciências Agrárias – João Borges Laurindo
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e professor titular do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos. Coordena projeto sobre Cadeia Produtiva da Bioeconomia: Cadeias Produtivas do Açaí e do Cupuaçu, aplicando inovações em comunidades amazônicas.

Ciências Biológicas – Sergio Ricardo Floeter
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e professor titular do Departamento de Ecologia e Zoologia. Entre outras coisas, estuda a diversidade, estrutura filogenética e vulnerabilidade de grupos funcionais em comunidades de peixes recifais.

Ciências Exatas e da Terra – Antonio Luiz Braga
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor titular do Departamento de Química, vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise (INCT Catálise), com sede na UFSC. Tem estudos nas áreas de síntese orgânica, química verde, moléculas bioativas de selênio e telúrio derivadas de aminoácidos e outras fontes naturais, entre outros temas.

Ciências Sociais Aplicadas – Ilse Maria Beuren
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professora titular do Departamento de Contabilidade e líder do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Entre outras coisas, estuda os sistemas de controle gerencial e transformação digital em startups e as suas implicações para a inovação.

Engenharias – Antonio Pedro Novaes De Oliveira
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do Laboratório de Materiais Vitrocerâmicos. Atualmente estuda, entre outros tópicos, o desenvolvimento de Cerâmicas Celulares Produzidas por Impressão 3D.

Jovem Pesquisador

Engenharias – Natan Padoin
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor e pesquisador no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Entre outras coisas, estuda, atualmente, sensores para Agricultura de Precisão e Monitoramento de Águas no Estado de Santa Catarina.

Acadêmico

Ciências Agrárias – Marco Shizuo Owatari
Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Aquicultura da UFSC, onde defendeu a tese Patogênese e septicemia do Streptococcus agalactiae s13 sorotipo Ib em órgãos imunitários de tilápia-do-nilo associadas a diferentes vias de infecção. Tem experiência na área de recursos pesqueiros, com ênfase em sistemas de recirculação para aquicultura.

Engenharias – Marcelo Menezes Morato
Concluiu o Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela UFSC, onde se destacou por ser um dos autores de artigo publicado na revista Nature Scientific Reports, o 7º periódico científico mais citado do mundo, estudando um modelo de controle para otimizar políticas públicas de saúde durante a pandemia Covid-19.

Fonte: Notícias da UFSC