Governo federal adia apresentação de proposta e cancela reunião da Mesa de Negociação Permanente com servidores

Secretaria de Gestão de Pessas e Relações de Trabalho diz que ainda avalia contraproposta

A reunião da Mesa de Negociação Permanente do governo federal com entidades que representam servidores públicos federais, marcada para esta terça-feira, dia 7, foi cancelada. Um e-mail foi enviado pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho às organizações que participam da mesa, entre elas o Proifes-Federação, ao qual à Apufsc-Sindical é filiada, informando que ainda está em avaliação a contraproposta apresentada pelas entidades sindicais na reunião do dia 28 de fevereiro.

Naquela ocasião, os grupos que representam os servidores apontaram que não foi aceita a proposta de reajuste de 7,8% no salário e 43,6% no auxílio-alimentação. O Proifes, por exemplo, apresentou um ofício em que solicitou, entre outros pontos, que os recursos necessários para os reajustes nos auxílios não sejam tirados da verba de pessoal, “dado que histórica e legalmente os benefícios sempre tiveram seus recursos advindos da verba de custeio”.

O Proifes ressaltou ainda: “O governo precisa se comprometer em usar os recursos disponíveis para pagamento de pessoal apenas para a recomposição da remuneração, aumentando o índice proposto de 7,8%” proposto”.

::: Leia o ofício apresentado pelo Proifes-Federação à Mesa de Negociação Permanente com as reivindicações da categoria docente

Naquele encontro, ficou alinhado que a nova rodada de negociações sobre reajuste salarial para os servidores públicos federais ocorreria nesta terça-feira. A expectativa das entidades era de que o governo apresentasse uma nova proposta até sexta-feira, dia 3, o que também não ocorreu. Em comunicado enviado às entidades, a Secretaria, ligada ao Ministério da Gestão, informou que ainda avaliava a contraproposta. Ainda assim, o governo federal enfatiza: “Reafirmamos o real interesse e expectativa desta Secretaria de Gestão de Pessas e Relações de trabalho para que este processo seja concluído o mais breve possível”. Uma nova data não foi divulgada.

Imprensa Apufsc