Assista: Vídeos apresentam trabalhos de pesquisadoras da UFSC

Professoras foram contempladas com o Prêmio Mulheres na Ciência

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou os dois primeiros vídeos da série Traduzindo Ciência Especial Mulheres na Ciência em seu canal no Youtube. Produzidos pela Agência de Comunicação (Agecom) e pela TV UFSC, os vídeos apresentam os estudos das professoras contempladas com o Prêmio Mulheres na Ciência, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq).

A professora Christiane Fernandes Horn foi a primeira entrevistada. Ela foi responsável pela implantação de projetos de pesquisa inovadores no Departamento de Química. Seus estudos, realizados em parceria com diferentes departamentos da Universidade e de outras instituições, envolvem a síntese de moléculas em laboratório e a análise de suas atividades biológicas, que incluem propriedades antioxidantes e a capacidade de combater bactérias, protozoários e até o desenvolvimento de tumores. Os trabalhos já lhe renderam o depósito de nove pedidos de patente e podem, futuramente, colaborar para o desenvolvimento de novos medicamentos e possibilidades de tratamento para uma série de doenças.

No segundo vídeo, Cristina Scheibe Wolff fala sobre o projeto Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul, que, entre outras coisas, investiga a atuação de mulheres nos movimentos de resistência às ditaduras na América do Sul. Professora do Departamento de História e integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC, Cristina tem uma trajetória acadêmica marcada por significativas contribuições ao debate sobre questões de gênero no campo da História.

Fonte: Notícias da UFSC