Nova reunião da Mesa de Negociação Permanente do governo federal com servidores será nesta sexta-feira

O terceiro encontro deveria ter ocorrido na última terça, mas Secretario de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho pediu prazo maior para apresentar nova proposta

Foi marcada para esta sexta-feira, dia 10, a terceira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) do governo federal com entidades que representam servidores públicos federais. O encontro deveria ter ocorrido na última terça, dia 7, mas foi adiado. Nessa nova rodada, será discutida a contraproposta de reajuste salarial apresentada pelas entidades sindicais ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na segunda reunião, realizada em 28 de fevereiro. Na ocasião, as entidades pediram um percentual maior de aumento e, ainda, que o acréscimo de R$ 200 no auxílio-alimentação fique de fora do orçamento previsto para o reajuste.

O Proifes-Federação – entidade que representa docentes e à qual a Apufsc-Sindical é filiada -, apresentou um ofício em que solicitou, entre outros pontos, que os recursos necessários para os reajustes nos auxílios não sejam tirados da verba de pessoal, “dado que histórica e legalmente os benefícios sempre tiveram seus recursos advindos da verba de custeio”.

O Proifes ressaltou ainda: “O governo precisa se comprometer em usar os recursos disponíveis para pagamento de pessoal apenas para a recomposição da remuneração, aumentando o índice proposto de 7,8% proposto”.

::: Leia o ofício apresentado pelo Proifes-Federação à Mesa de Negociação Permanente com as reivindicações da categoria docente

Na primeira rodada, o governo apresentou proposta de reajuste de 7,8% no salário e 43,6% no auxílio-alimentação – recusada pelas entidades. A proposta levou em conta o valor disponível de R$ 11,2 bilhões, previstos na Lei Orçamentária Anual de 2023 para este fim.

Segundo o jornal O Globo, o governo federal estuda elevar a proposta de reajuste dos servidores para 9% e avalia se há espaço para conceder mais aumentos em benefícios, como o auxílio-creche. 

Imprensa Apufsc
Com informações do MGI