Lula adia anúncio de novas regras fiscais para abril, após viagem à China

Conjunto de regras irá substituir o teto de gastos, destaca o Congresso em Foco

O presidente Lula afirmou nesta terça-feira, dia 21, que o anúncio das novas regras fiscais, aguardado para esta semana, ficará para abril, após a viagem para China que fará com sua comitiva no próximo sábado. O novo arcabouço fiscal, como é chamado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é apontado pelo Palácio do Planalto como maneira de substituir o teto de gastos e manter o equilíbrio das contas públicas.

“Nós embarcamos sábado. O Haddad não pode comunicar uma coisa e sair. Percebe? Seria estranho. Eu anuncio e vou embora. O Haddad tem que anunciar e ficar aqui para debater, para responder, para dar entrevista, para conversar com o sistema financeiro, com a Câmara dos Deputados, com o Senado, com outros ministros, com empresários”, disse o presidente em entrevista à TV Brasil247, canal do portal de mesmo nome no Youtube.

Lula contou também que, na viagem, pretende conversar com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a guerra na Ucrânia. “O Brasil está à disposição para fazer qualquer esforço para garantir a paz”, afirmou Lula, que embarca, junto a sua comitiva, no sábado para a China. 

Leia na íntegra: Congresso em Foco