SBPC realiza bate-papo virtual sobre a universidade do futuro no Brasil

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 22, às 16h30, com transmissão pelo YouTube

Políticas afirmativas e a democratização do acesso e permanência na universidade, planejamento curricular e avaliação educacional, universidade do futuro e diálogo permanente com a sociedade. Esses são alguns dos temas que serão discutidos no evento “Qual a universidade que o Brasil precisa?”, que será realizado nesta quarta-feira, dia 22, às 16h30, com transmissão pelo canal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no YouTube.

O bate-papo online e gratuito marca o lançamento da primeira edição de 2023 da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Universidade do futuro no Brasil”. Participarão do evento Joaze Bernardino Costa, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Malvina Tuttman, chefe do Departamento de Didática do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e Fernanda Sobral, professora emérita do Instituto de Ciências Sociais da UnB e vice-presidente da SBPC.

O evento será moderado por Naomar de Almeida Filho, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, e Soraya S. Smaili, professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência). Almeida Filho e Smaili também são os editores científicos desta edição da Ciência & Cultura.

A expansão vivida pelas universidades públicas brasileiras, com aumento do número de vagas e criação de novos campi e cursos, foi um passo importante para a democratização do ensino superior no país. Mas ainda falta um longo caminho a se percorrer. “Nada mais apropriado do que discutirmos a universidade do futuro na revista e neste evento. É realmente importante no ano de 2023, neste início de reconstrução, para podermos de fato resgatar os valores mais elevados de nossas universidades, ao mesmo tempo, pensando as propostas paras os novos caminhos e para todo o potencial que temos de contribuição para a sociedade brasileira”, afirma Smaili.

Fonte: Jornal da Ciência