Colégio de Aplicação da UFSC recepciona estudantes que ingressaram pela nova política de ações afirmativas

O Colégio de Aplicação (CA) realizou evento de acolhida aos primeiros estudantes ingressantes pela Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os mais de 30 novos alunos e alunas foram recepcionados na última terça-feira, dia 14, data em que se comemoram os nascimentos da escritora Maria Carolina de Jesus e do poeta, ator, dramaturgo, artista plástico, professor universitário e ativista Abdias do Nascimento, e também se rememora o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Realizada nos turnos matutino e vespertino, a acolhida contou com apresentação do grupo de samba Aplicacaos, de Luiza Nunes da Silva e Kauã Farrapo Garcia, do 9º ano A do Ensino Fundamental, e Iori Augusto Carvalho e Vitória Felipe Fernandes, do 1ºB do Ensino Médio. Também houve contação da história “O Orocongo do Menino Gentil”, pela professora e escritora Priscila Freitas, e apresentação musical dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, conduzida pela professora de Literatura Oral Adriana da Costa. A cozinheira Lídia Souza do Nascimento foi a grande homenageada pela comunidade escolar na cerimônia, ao receber flores das mãos do estudante Miguel Oscar López da Silva, do 6ºC.

Mais de 30 novos alunos e alunas ingressaram no Colégio de Aplicação dpela nova política de ações afirmativas da UFSC (Foro: CA UFSC/Divulgação)

Estiveram presentes na recepção a vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Sedrez Chaves, a diretora de Ações Afirmativas e Equidade, Marilise Luiza Reis Sayão, o diretor de Validações da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, Sérgio Leandro da Silva, a coordenadora de Validações de Cotas, Evelise Santos Sousa, o coordenador da Educação Básica, George Luiz França, o diretor do Centro de Ciências da Educação (CED), Hamilton de Godoy Wielewicki, a diretora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), Juliane Rosa La Banca, as diretoras do CA, Carla Cristiane Loureiro e Marina Soligo, e a presidente da Comissão Permanente de Formulação, Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da UFSC, Juliete Schneider.

A Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da UFSC foi instituída em agosto de 2022, após a aprovação da Resolução Normativa 168/2022/CUn, pelo Conselho Universitário. Com a política, o Colégio de Aplicação e o NDI passam a destinar anualmente, no mínimo, 20% das vagas efetivas oferecidas à ampla concorrência para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas e quilombolas. Segundo a equipe do CA, o evento de recepção, além de acolher os estudantes, busca reiterar o compromisso da escola com a educação antirracista, pública e de qualidade.

Fonte: Notícias UFSC