Após carta e petição, Capes diz que programa de apoio a eventos está garantido

Entidades publicaram carta aberta, na última semana, manifestando preocupação com os prazos para lançamento de novo edital do Paep, destaca o Jornal da Ciência

Diante da ausência da abertura de um edital de projetos do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep) pesquisadores e membros da comunidade acadêmica publicaram na última quarta-feira, dia 22, uma carta aberta à Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A comunidade também havia lançado uma petição de apoio ao edital.

Na carta, os pesquisadores informaram que o último edital havia sido lançado em janeiro de 2022 e cobria o financiamento de eventos até fevereiro de 2023.

“O adiamento/cancelamento do Paep representa um prejuízo imenso ao desenvolvimento da pesquisa no País”, disseram no documento.

Por meio da rede social Twitter, a Capes esclareceu à Associação Nacional de História (Anpuh), autora do manifesto, que o edital Paep 2023 “será publicado nas próximas semanas e que em nenhum momento planejou o cancelamento desta ação importante para a pós-graduação brasileira. A continuidade do Paep está garantida”, afirmou.

A Anpuh, por sua vez, respondeu à postagem afirmando que a mensagem traz certo alívio aos pesquisadores, contudo reiterou que “ainda assim é preocupante tendo em vistas os inúmeros eventos que estão acontecendo desde março e que contavam que o edital estivesse já a caminho de conclusão. É preciso que isso seja resolvido o quanto antes”.

Fonte: Jornal da Ciência