Governo de SC lança edital do Bolsa-Estudante com redução de 83% no número de bolsas

Colunista Anderson Silva, da NSC, traz a informação de que número de bolsas passou de 60 mil, no ano passado, para 10 mil, em 2023

Aguardado para este começo de ano letivo, o novo edital do Bolsa-Estudante foi publicado nesta sexta-feira, dia 24, pelo governo de Santa Catarina. O projeto prevê o pagamento de um valor a estudantes de Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos da rede pública estadual de ensino para combater a evasão escolar. Este é o primeiro edital lançado na atual gestão, que manteve a maior parte do modelo implementado em 2022. No entanto, um mudança importante foi feita: o número de bolsas disponíveis diminuiu de até 60 mil, no ano passado, para 10 mil em 2023, uma redução de 83%.

Procurada pela coluna, a Secretaria de Estado da Educação (SED) enviou uma nota em que informa que “as bolsas para o Ensino Médio em 2023 serão destinadas para os estudantes que mais precisam, de acordo com as informações do CadÚnico do Governo Federal, afinal, o programa tem o objetivo de evitar a evasão escolar”. Além disso, o texto afirma que “a distribuição das bolsas está de acordo com as contas do Governo do Estado”.

O edital de 2023 faz referência, justamente, ao argumento financeiro para o limite das bolsas: “O número total de bolsas concedidas para o ano de 2023 será de 10.000 (dez mil) bolsas, vagas correspondente ao orçamento disponível para este fim, considerando o valor total anual a ser pago a cada beneficiário”.

Leia na íntegra: NSC Total