Binário com menos faixas de pedestres privilegia carros e traz preocupação, avalia UFSC

Proposta de alteração do trânsito no entorno do campus universitário, em Florianópolis, passa por ajustes finais e deve ser implementada na segunda quinzena de abril, de acordo com o ND+

A diminuição de faixas de pedestres para a implementação do binário entre os bairros Pantanal e Carvoeira, em Florianópolis, é motivo de preocupação para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O prefeito universitário, Hélio Rodak de Quadros, avalia que, diante do atraso da obra, o que está sendo realizado é um passo para melhorar a mobilidade urbana, mas aponta que “favoreceu muito quem está vindo de carro e o pedestre ficou prejudicado”.

Segundo Quadros, ao diminuir o número de acessos para quem trafega a pé, como as faixas e os semáforos, a obra adquire um “teor rodoviarista”, e a comunidade universitária, que vai a comércios e restaurantes próximos, reclama das alterações.

“É um clima de insatisfação com a obra da Edu Vieira, a dinâmica da obra, o barulho, as escavações, as mudanças de travessias. Ela reduziu os pontos de passagem para pedestre. Tentamos dialogar com a prefeitura para investir em mais sinalização, faixas, semáforos, mas a prefeitura argumenta que isso atrasaria os carros”, explica.

Leia na íntegra: ND+