Estrutura e falta de pessoal são preocupações no Núcleo de Desenvolvimento Infantil e Colégio de Aplicação da UFSC

No CA, a estrutura física está passando por reformas. As obras vão resolver um problema crônico de acessibilidade no local

O Centro de Ciências da Educação (CED), um dos mais antigos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem uma particularidade comparado aos demais centros: além de abrigar os cursos de graduação e pós-graduação, também abriga a educação básica da UFSC. O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) é uma escola de educação infantil, enquanto o Colégio de Aplicação (CA) é de ensino fundamental e médio.

No NDI, o principal problema apontado no dossiê realizado pela Apufsc-Sindical em 2022 era a falta de pessoal. O professor Hamilton de Godoy Wielewicki, diretor do CED, conta que esta ainda é uma demanda recorrente da unidade, e que a sobrecarga dos funcionários acontece porque na educação básica os professores seguem cargas horárias de 40h ou 20h relógio em sala de aula.

O diretor reconhece que o problema não é de competência da gestão da universidade, mas de esferas superiores. “Tem coisas que a gente consegue dar conta emergencialmente e outras que dependem de questões de macropolítica, que estão para além da nossa capacidade de solução“, avalia.

Em uma carta enviada à Reitoria e à comunidade escolar, o coletivo docente do NDI reitera algumas situações e aponta outras. Entre elas, o coletivo explica que, desde 2020, foi necessário reajustar o horário de atendimento educacional às crianças para quatro horas diárias em cada período, adequando-se à carga horária dos professores e estagiários. “Isso se deve a diversas medidas tomadas pelo governo federal neste últimos quatro anos e que ocasionaram em ações da Administração Central da UFSC, inviabilizando a implementação da estrutura necessária para o funcionamento pleno do NDI, como, por exemplo, a contração de professores; extinção do cargo de auxiliar de creche (Decreto nº 10.185, de 20 de dezembro de 2019); e redução no número de estagiários não-obrigatórios”. Segundo os docentes, a retomada do horário padrão “depende da contratação de mais profissionais, em quantidade suficiente para cobrir todo o horário”. Professoras e professores têm feito rodízio de plantões para atender os grupos. Leia a carta na íntegra.

Colégio de Aplicação

No Colégio de Aplicação, a estrutura física também era apontada como um problema, mas, assim como o bloco A do CED, o CA está passando por reformas. As obras, segundo o diretor, “vão resolver um problema crônico de acessibilidade para o prédio“, que tem rampas inadequadas há 10 anos. Além de corrigir estas estruturas, a reforma também irá instalar elevador, reformar banheiros e auditórios.

Com todas as reformas, o diretor afirma que o diálogo constante com a comunidade universitária do CED tem sido importante. “Diálogo é a forma de a gente se entender. Só assim será possível uma compreensão comum. Para aquilo que depende da gente fazer o mais rápido possível, e aquilo que depender de outros se mobilizar para conseguir.“

Colégio de Aplicação da UFSC (Foto: Naiara Chaves/CA UFSC)

Sobre a obra no CA

Em agosto de 2022 foi publicado edital de licitação para contratação de empresa para fornecimento de material e mão-de-obra destinados à reforma do auditório e do refeitório e construção de bloco de ligação com elevador no Colégio de Aplicação da UFSC, com área de intervenção de 861,35m². A intervenção trata de adequações de acessibilidade nas edificações do complexo.

Entre as obras, está prevista a reforma do auditório prevendo demolição de alvenaria, contrapiso e pavimentação existente; reboco e pintura de todo o espaço do auditório e áreas de apoio; revestimento especial para banheiros e áreas molhadas; troca de piso do auditório e das áreas de apoio; instalação de forro; troca das cadeiras do auditório; novo sistema de iluminação; novo sistema de ar condicionado; construção de rampas de acesso com em concreto e instalação de mapa tátil e piso tátil e instalação de plataforma elevatória.

No refeitório, será feita a demolição do piso existente, das alvenarias de fechamento, remoção do telhado e posterior substituição dos itens mencionados, instalação de novas esquadrias, criação de plataforma elevatória, adequação conforme as normas de acessibilidade, instalação de forro e de sistema de exaustão mecânica.

Será ainda construído um bloco de ligação com instalação de elevador para garantir acessibilidade vertical nos blocos CA03 e CA04. Para o acesso do elevador, será realizada uma reforma interna nos 1° e 2° pavimentos da edificação. Além do elevador e das respectivas reformas de adequação, serão construídas novas rampas de acesso e calçadas de forma a solucionar os problemas de acessibilidade.

Outro lado

A equipe de Comunicação da Apufsc também ouviu a Administração Central da universidade sobre os problemas identificados. As respostas, enviadas nesta quarta-feira, dia 18, pela Coordenação de Imprensa do Gabinete da Reitoria. Leia a resposta da UFSC na íntegra.

Lais Godinho
Imprensa Apufsc