Vídeo: Professores de Psicologia, Antropologia e Ciência Política da UFSC falam sobre casos de violência nas escolas

Ação faz parte da programação do Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas, organizado por instituições de ensino catarinenses

Nesta sexta-feira, dia 28, Dia da Educação, a Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (Agecom/UFSC) publicou um novo episódio da série de vídeos UFSC Explica, com o tema Violência nas escolas. As manifestações da violência no contexto escolar, o aumento do número de ataques nos últimos anos e os caminhos para enfrentar o problema são abordados por três pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento. A ação faz parte da programação do Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas, organizado pela UFSC, pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

Os professores Apoliana Groff, Letícia Cesarino e Marcelo Simões Serran de Pinho, dos departamentos de Psicologia, Antropologia e Sociologia e Ciência Política, respectivamente, falam sobre os múltiplos fatores envolvidos no problema. Entre os aspectos discutidos, estão a precarização das escolas, o papel da mídia e das plataformas de redes sociais, o funcionamento dos grupos de radicalização online, o perfil dos autores de ataques e as falsas soluções, que tratam apenas das consequências e não das causas da violência.

Conheça os entrevistados:

Apoliana Groff é professora do Departamento de Psicologia e integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (Lapee). Tem realizado estudos e pesquisas sobre formação de professores, violência, escola, pobreza, alteridade, educação inclusiva e políticas públicas.

Letícia Cesarino é professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Atua em projetos nas áreas de antropologia digital, cibernética, plataformização, neoliberalismo e desinformação. Recentemente, aceitou o convite para assumir o cargo de assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Marcelo Simões Serran de Pinho é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e membro do Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP). Tem trabalhos nas áreas de teoria política e violência e de políticas de segurança pública.

Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas

A UFSC, o IFSC e o IFC, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) e do Movimento Humaniza Santa Catarina, promovem uma série de atividades nesta sexta-feira, dia 28. A partir das 9h, estudantes do Colégio de Aplicação (CA) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) participam de atividades artístico-culturais no pátio do CA. Haverá apresentação da Orquestra de Câmara da UFSC e de professores e estudantes do CA que desenvolvem a oficina de Música.

Os campi do IFSC também contarão com atividades culturais e artísticas no começo da manhã. Às 11h, a professora Lola Aronovich, voz ativa feminista na internet, pedagoga e docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), fará palestra no Auditório do IFSC, na Avenida Mauro Ramos, no Centro de Florianópolis, a partir das 11h. A palestra será restrita a convidados e à comunidade do IFSC, no entanto haverá transmissão ao vivo pela TV UFSC e pelo IFSC. 

No campus da UFSC Blumenau, a comunidade acadêmica foi convidada a vestir-se de branco, como um ato simbólico de reflexão e união. Além disso, será feito um minuto de silêncio e promovida a atividade Círculo de Construção da Paz (baseada na Justiça Restaurativa), pelo Instituto Reumanizar, que também abrirá uma roda de escuta e acolhimento no campus. 

Fonte: Notícias da UFSC