Para diretor, problemas no campus da UFSC Araranguá são decorrentes da falta de repasse de verbas do Reuni

O campus foi criado em 2009, assim como os de Curitibanos e Joinville, no processo de interiorização da UFSC após adesão ao Reuni

O campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá foi inaugurado em agosto de 2009, assim como os campi de Curitibanos e Joinville, como parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quase 14 anos depois, o diretor do campus, Eugênio Simão, afirma que “todas as demandas são decorrentes de não terem aplicado recursos do Reuni para nossa sede própria”, já que o recurso não foi repassado pelo governo federal.

No primeiro dossiê realizado pela Apufsc e entregue à Reitoria da UFSC em julho do ano passado, foram relatados problemas estruturais com as instalações elétricas do prédio, falta de manutenção em ventiladores de teto e aparelhos de ar-condicionado, e falta de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os problemas se mantêm atuais, e, para Simão, se somam a outros “criados em todas as IFES [Instituições Federais de Ensino Superior] pelas gestões de Temer e Bolsonaro”.

Sobre o Reuni

O Reuni foi lançado pelo governo federal em abril de 2004 com o objetivo de ampliar a oferta de vagas nas instituições federais de ensino superior, bem como fornecer condições para a redução da evasão de estudantes. As instituições que decidissem aderir ao programa deveriam apresentar ao Ministério da Educação planos de reestruturação, de acordo com as orientações do Reuni. A partir desse programa, foi realizada a interiorização de várias universidades federais, como a UFSC.

Histórico

A UFSC aderiu ao Reuni no ano de 2008, o que permitiu a criação, à época, dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville. Os três campi juntos totalizaram de início 480 vagas novas de graduação. Hoje, são 3.888 alunos de acordo com o Observatório da UFSC — sendo 1.234 deles em Araranguá, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

O campus começou em um prédio próprio, no bairro Mato Alto. Com a ampliação da campi e criação de novos cursos, o prédio já não comportava a demanda, e o campus passou a ter também uma estrutura alugada no bairro Jardim das Avenidas. Hoje, todas as aulas acontecem no prédio do bairro Jardim das Avenidas, e o prédio do bairro Mato Alto comporta o setor administrativo e laboratórios.

Em 2016, a UFSC estava com tratativas para comprar um prédio da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para alocar as aulas do campus de Araranguá. Porém, devido problemas orçamentários, o contrato foi rescindido.

::: O que diz a UFSC

Reitoria da UFSC e Prefeitura Universitária respondem sobre problemas estruturais que impactam a atividade docente

Lais Godinho
Imprensa Apufsc