A idade do presidente Joe Biden pode ser um problema na reeleição

Aos 80 anos, atual presidente vai concorrer à reeleição em 2024, destaca o Estadão

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que tentará a reeleição pelo Partido Democrata. Se vencer, ele terá 82 anos quando assumir o segundo mandato e 86 em seu término — o que colocaria o democrata, pela segunda vez, como a pessoa mais idosa a assumir a presidência dos Estados Unidos (Donald Trump não está muito atrás; ele terá 78 anos durante a eleição de 2024 e se tornaria octogenário durante um outro mandato presidencial).

Biden é “um homem de 80 anos saudável e vigoroso”, de acordo com um relatório de fevereiro do médico da Casa Branca, Kevin O’Connor. Apesar de ter tratado recentemente um carcinoma basocelular, um câncer de pele comum e de crescimento lento, Biden não tem nenhum grande problema de saúde, não fuma nem bebe e faz exercícios físicos pelo menos cinco dias por semana.

“O espectro de saúde de idades mais avançadas varia muito amplamente”, afirmou a médica Holly Holmes, professora e catedrática em gerontologia do Centro de Ciências de Saúde da Universidade do Texas, em Houston. “À medida que envelhecemos, ficamos cada vez mais distintos em relação aos nossos colegas de faixa etária, e fica difícil generalizar a respeito de como seria um octogenário ‘típico’.”

Leia na íntegra: Estadão