MEC participa do Fórum Mundial da Educação, na Inglaterra

Na pauta estão discussões sobre o pensamento computacional e educação digital, a alfabetização e combate à evasão escolar

O Ministério da Educação (MEC) representa o Brasil no Fórum Mundial da Educação (EWF) de 2023, nesta segunda-feira, dia 8, em Londres. O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participará de plenária no evento, abordando o tema “Como as tendências internacionais na educação estão mudando e como estão moldando a educação? Como os sistemas educacionais estão respondendo a tais mudanças?”

Camilo Santana terá, ainda, reunião bilateral com o vice-ministro para Escolas do Ministério da Educação do Reino Unido, Nick Gibb, no Ministério da Educação do Reino Unido. Na pauta estão discussões sobre o pensamento computacional e educação digital, a alfabetização e combate à evasão escolar.

A missão oficial do MEC na Inglaterra envolve compromissos de 8 a 10 de maio. Camilo Santana estará acompanhado da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Schweickardt; e da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante.

O EWF é considerado o maior encontro mundial de ministros de educação e habilidades. Em 2023, o Fórum tem como tema “Novos começos: nutrindo a cultura de aprendizagem, construindo resiliência, promovendo a sustentabilidade. Desenhando uma educação mais forte, mais ousada e melhor.”

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participará de plenária no evento (Foto: MEC/Divulgação)

Acordo

Na terça-feira, dia 9, o ministro da Educação participará de reunião com o embaixador do Brasil na Inglaterra, Fred Arruda, na Embaixada do Brasil em Londres; e com o pró-reitor da Universidade de Birmingham, Robin Mason. Na ocasião, será assinado um Protocolo de Intenções para a cooperação entre o MEC e a Universidade, visando à criação de um Instituto Brasil em Birmingham. Também está prevista a entrega da Ordem do Rio Branco ao professor Robin Mason, pelo embaixador do Brasil.

Ainda na terça-feira, a equipe do MEC participa de reunião com o pró-reitor do Instituto de Educação do University College London, John O´Regan, acompanhado dos professores Tristan McCowan e Fernanda Bowler. A reunião tratará de perspectivas de cooperação do MEC com a universidade em torno de temas como formação docente e letramento. Outro ponto de pauta é a possibilidade de reativação da Cátedra Anísio Teixeira na Universidade. Fechando a programação oficial do dia, haverá reunião com o CEO do British Council, Scott McDonald, sobre cooperação educacional Brasil-Reino Unido.

Comunidade acadêmica 

Na quarta-feira, dia 10, a agenda é no Instituto Brasil do King’s College London. A equipe do MEC terá uma reunião com a diretoria do Instituto, representada pelos professores Andreza de Sousa Santos e Vinícius Carvalho. Camilo Santana e equipe também terão uma conversa com a comunidade acadêmica brasileira no Reino Unido e participarão da reinauguração da Cátedra da Capes no Instituto Brasil, que será assinada pelo ministro.

Outro compromisso do dia é uma visita ao centro educacional focado nas áreas de Ciências, Tecnologias e Matemáticas do British Council. Também está prevista reunião bilateral com o Vice-Ministro para Universidades do Ministério da Educação do Reino Unido, Robert Halfon.

América Latina 

A agenda do dia contempla, ainda, participação no “Americas Education Policy Dialogue”, evento sobre a educação na América Latina, organizado pelo Canning House e British Council, no Central Hall Westminster.

Camilo Santana falará no painel dedicado a soluções de países latino-americanos para elevar o acesso à educação no pós-pandemia. A presidente da Capes, Mercedes Bustamante, participará de outro painel, sobre a inclusão de mulheres pesquisadoras em carreiras de Ciências, Tecnologias e Matemáticas.

Fonte: MEC