Nota de pesar: falece Avelino Alves, um dos fundadores do Grupo de Estudos de Astronomia da UFSC

Astrônomo amador era palestrante do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina

Avelino Alves, astrônomo amador, palestrante do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos fundadores do Núcleo de Estudos de Astronomia (NEA) – hoje conhecido como Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) – faleceu neste domingo, dia 21, aos 94 anos. O sepultamento ocorreu nesta segunda-feira, dia 22, às 15h, no Cemitério São Francisco, em Florianópolis. Além de suas contribuições para a Astronomia, Avelino ministrou diversas palestras gratuitas e públicas, inclusive em grupos escolares da Grande Florianópolis, construindo e usando maquetes do sistema planetário e doando tais protótipos à UFSC para a continuidade da divulgação da ciência astronômica aos jovens. Nessa condição, foi professor no Planetário, contratado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

Avelino Alves (Foto: UFSC/Divulgação)

Avelino nasceu em Florianópolis em 16 de junho de 1928. Na capital catarinense, trabalhou e criou, junto a sua companheira, os seus três filhos. Aos 50 anos, interessou-se pela Astronomia. Construiu seu próprio telescópio (newtoniano de 200 mm). Foi astrônomo amador com fama internacional, notabilizado por observação de estrelas variáveis. Esse fato lhe rendeu reconhecimentos de várias entidades astronômicas, tais como Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis (Aavso), Rede de Astronomia Observacional (REA) e Liga Ibero-Americana de Astronomia (Liada).

Associou-se à Liada no início dos anos 1980, escrevendo vários artigos para o Boletim Universo, periódico da associação. Em 1982, com o então diretor do Planetário da UFSC, Arildo Souza, fundou o Núcleo de Estudos de Astronomia (NEA) da UFSC. Em 2 de dezembro de 1984, sendo representante da União Brasileira de Astronomia (UBA) em Santa Catarina, organizou junto com o Planetário da UFSC o Dia Nacional da Astronomia. O NEA evoluiu e é conhecido atualmente como Grupo de Estudos de Astronomia (GEA). Em 2004, Avelino recebeu o diploma de Amigo do GEA, como reconhecimento na formação e desenvolvimento do grupo.

Entre 1985 e 1986, participou da campanha internacional de observação do Cometa Halley sob orientação da International Halley Watch, enviando observações deste cometa e obtendo o certificado de participação da entidade. Em 1988, Avelino tornou-se membro da REA, publicando artigos específicos no boletim Reporte REA.

Em 1996, fez 8.800 observações visuais de estrelas variáveis

Nos dias 12 a 15 de novembro de 1992, Avelino participou da V Convencion Regional de la Liada em Montevidéu, no Uruguai, onde apresentou uma palestra sobre a estrela binária eclipsante W do Cruzeiro (W Crucis). Nessa ocasião, recebeu um certificado de reconhecimento da Liada pelas observações de alta qualidade no campo das estrelas variáveis. Em 3 de novembro de 1994, participou da campanha observacional do último eclipse total do Sol visível em território catarinense.

Durante os anos 1990, o volume dos registros de estrelas variáveis foi fundamental para alcançar, em 1996, a condição de membro da AAVSO . Para esta associação, Avelino enviou cerca de 8.800 observações visuais.

As comunidades astronômicas de Santa Catarina, bem como a UFSC, prestam as melhores homenagens a Avelino e a suas contribuições para a ciência.

Fonte: Notícias UFSC