Projeto da UFSC e Udesc oferece minicurso gratuito para identificar mentiras na internet

Evento será realizado virtualmente nesta quarta-feira, dia 31

O minicurso “Identificando mentiras na internet” será realizado nesta quarta-feira, dia 31, das 19h às 21h, em uma sala virtual enviada por e-mail aos inscritos. As inscrições devem ser realizadas até terça-feira, 30 de maio, pelo link. A atividade é oferecida pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital (Cidad), projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de SC (Udesc).

As fake news, tão presentes no nosso cotidiano, são somente uma das formas que as mentiras encontram para serem propagadas pela internet. Através de exemplos práticos e abordando termos como clickbait, deepfake, bots, memes e phishing, o curso pretende ensinar dicas básicas para identificar e-mails falsos, perfis fakes, golpes por SMS, marketings fraudulentos, entre outros, mostrando de que forma podemos confiar (e desconfiar) nas informações que recebemos diariamente.

O ministrante de curso é Leonardo Ripoll, doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), e bibliotecário da Biblioteca Universitária da UFSC. O encontro tem como público-alvo toda a comunidade, principalmente pessoas com pouca familiaridade nas dinâmicas atuais de uso das redes e aplicativos. O minicurso é gratuito e emitirá certificados aos participantes.

Fonte: Notícias da UFSC