Apufsc manifesta apoio aos servidores municipais de Florianópolis que estão em greve

Presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, esteve presente na assembleia do Sintrasem desta segunda-feira, dia 5. Confira a nota da Diretoria em soliedariedade à categoria

A Apufsc-Sindical manifesta seu apoio aos servidores públicos municipais de Florianópolis que estão em greve desde a última quarta-feira, dia 31. A categoria decretou greve em meio às negociações de reajuste salarial com a Prefeitura Municipal de Florianópolis por não ter recebido uma proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores e pela terceirização de serviços públicos municipais. Desde então, os servidores municipais que aderiram à greve estão sendo ameaçados de exoneração, multa e prisão.

A greve dos servidores de Florianópolis foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina na última sexta-feira, dia 2. No sábado, dia 3, a Controladoria-Geral de Florianópolis publicou a abertura de uma sindicância para apurar responsabilidades de servidores no descumprimento da medida judicial que obriga a todos voltarem ao trabalho. Com isso, a PMF iniciou trâmites para a exoneração dos grevistas e está legalmente autorizada a demitir por justa causa.

“O prefeito Topázio Neto está tentando criminalizar a luta dos trabalhadores de Florianópolis em defesa de um serviço público municipal de qualidade para toda a população. A categoria está em greve desde o dia 31 de maio, mas não é recebida para negociação com o governo — que, numa escalada autoritária, agora ameaça demitir, multar e prender”, publicou o Sintrasem em suas redes sociais.

Em nova assembleia realizada nesta segunda-feira, dia 5, os servidores decidiram dar continuidade à greve, apesar das ameaças. O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, esteve presente na assembleia para declarar o apoio do sindicato aos servidores públicos de Florianópolis.

Assembleia do Sintrasem desta segunda-feira, dia 5, que teve participação do presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes (Foto: Henrique Machado/Apufsc)

Abaixo, confira a nota Diretoria da Apufsc-Sindical de solidariedade com o Sintrasem e os servidores municipais em greve:

Nós, da diretoria da Apufsc-sindical, manifestamos nossa solidariedade com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis e sua legítima forma de expressar os interesses de sua categoria. Reiteramos nosso repudio à forma truculenta com que a prefeitura e o judiciário tentam criminalizar o legítimo movimento dos trabalhadores. Nossa força está em nossa organização coletiva e na solidariedade entre todos os trabalhadores. Toda força ao Sintrasem.

Florianópolis, 5 de Junho de 2023
Diretoria da Apufsc-Sindical

Imprensa Apufsc, com informações do SCC10