UFSC prepara atividades para recepção dos estudantes na volta às aulas em agosto

Saúde mental no ensino superior é tema principal de aula de recepção dos alunos

As atividades de estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vão ganhar ritmo para mais de 45 mil estudantes a partir de 7 de agosto. A data marca o início do segundo semestre letivo da Graduação neste ano. Para dar boas vindas aos estudantes – tanto aqueles que estão voltando às aulas, quanto os recém-chegados – a Universidade está preparando uma série de atividades de recepção e acolhimento.  A programação inicia em 4 de agosto, com a recepção aos estudantes estrangeiros, e conta com mais de 30 eventos, desde oficinas, palestras e apresentações culturais, nos cinco campi da instituição em Santa Catarina.

A aula inaugural desta recepção irá tratar sobre saúde mental no ensino superior. A palestra será ministrada pelo professor Marcelo Ricardo Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 11 de agosto, às 16h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do Campus de Florianópolis. A palestra “O mal-estar na civilização pós-moderna: que futuro?” não pede inscrições prévias.

Entre outros eventos de recepção e acolhimento aos estudantes, o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) vai oferecer minicursos gratuitos nas áreas de Leitura e Produção Textual, Cálculo, Física, Estatística e Bioquímica entre 7 e 11 de agosto.

Confira a programação completa

Site especial para orientação de calouras e calouros

Para facilitar a vida dos alunos ingressantes neste semestre, o site calouros.ufsc.br reúne informações úteis para as atividades didáticas e cotidianas em qualquer um dos cinco campi. Há dicas de como acessar as plataformas digitais, com grades de horário de aulas; como retirar livros nas bibliotecas e outros dados úteis. Cada um dos campi tem suas orientações locais, facilitando as questões particulares de cada unidade.

Boa saúde para convívio de forma consciente

O site coronavirus.ufsc.br traz dicas de convívio consciente e cuidados com a saúde nas atividades dos diferentes campi. Muito estudantes ainda têm dúvidas de quais são as formas adotas pela instituição no enfrentamento à Covid-19. Nesse canal, além de esclarecer as dúvidas, publica-se informação atualizada e de qualidade a respeito das medidas.

Saiba mais sobre a UFSC 

Com uma história de mais de 60 anos, a UFSC tem a “missão de produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico” e, para tanto, oferece diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Possui cinco campi: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Os do interior foram instituídos em 2009 com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), em um processo de expansão da Universidade para outras regiões em Santa Catarina. Exceto Blumenau, que foi criado em 2013.

Seu comprometimento com a excelência faz com que alcance altos níveis de qualificação, confirmados pelos últimos rankings nacionais e internacionais, como o da QS World University Rankings 2024, divulgado em 27 de junho, que apontou que a UFSC é a nona melhor universidade do Brasil. De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021, a UFSC é a quarta melhor universidade federal do país e a quinta no ranking geral. O IGC de 4,14 pontos, de cinco possíveis, coloca a instituição catarinense entre as universidades consideradas de excelência pelo MEC. A UFSC é uma das 15 universidades brasileiras a atingir a faixa 5 do IGC.

Fonte: Notícias UFSC