Fórum das Licenciaturas da UFSC promove plenária sobre reforma curricular e seus impactos

Evento ocorre no dia 17 de outubro, a partir das 8h30, no Auditório do EFI

O Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá realizara plenária “Reformas Curriculares e seus impactos na Educação Básica, na formação e no trabalho docente”, na terça-feira, dia 17, a partir das 8h30, no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). As inscrições são gratuitas e a participação dá direito a certificado de 12 horas (com exigência de no mínimo 75% de frequência durante o evento).

O objetivo do evento é debater as atuais reformas curriculares e seus impactos na educação básica, na carreira docente e, principalmente, nos cursos de licenciatura; contribuir com os cursos formadores de docentes para repensarem suas reformas e ajustes curriculares; dialogar sobre as demandas dos cursos de licenciatura da UFSC; fortalecer as relações entre as licenciaturas da UFSC, entre UFSC e a educação básica pública. Para tanto, foram convidadas referências nacionais no debate da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforma do ensino médio, sobre as transformações no trabalho docente, além do diálogo com profissionais da educação básica que têm vivenciado essas reformas na sua prática educativa.

O evento se destina a toda comunidade universitária envolvida com as licenciaturas, Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e Colédio de Aplicação (CA), egressos das licenciaturas, pós-graduandos, professores da educação básica, sindicatos da categoria dos profissionais da educação, organizações e movimentos sociais ligados à educação, secretarias de educação.

Programação:

Manhã (das 8h30 às 12h)
8h30 – Credenciamento e Inscrições
9h – Abertura oficial
9h30 – Mesa 1 “Impactos das atuais Reformas Curriculares no direito à educação”
Convidadas: Profª. Dra. Márcia A. Jacomini (UNIFESP; REPU), Profª Ma. Carolina M. Puerto (Rede Estadual de Ed. de SC)

Tarde (das 14h às 17h30)
13h45- Acolhimento da tarde
14h- Mesa 2 – “Impactos das Reformas Curriculares na formação, carreira e no trabalho docente”
Convidados: Profª Dra. Amanda Moreira da Silva (UERJ), Profª Dra. Marcia Hobold (UFSC) e Prof. Me. Marcos Cordeiro Bueno (Sintrasem)
16h30- intervalo
16h45 – Debate

Noite (das 18h30 às 21h30)
18:30h – Acolhimento
18h45 – Mesa 3 – “Os impactos das reformas curriculares nas modalidades de ensino”
Convidados: Profª Dra. Rita de C. Gonçalves (EJA), Profª Dra. Silvia R. T. Christovam (Ed. Escolar Quilombola), Profª Dra. Márcia de S. Lehmkuhl (Ed. Especial); Profª Dra. Natacha E. Janata (Escolas do Campo e Lic. em Ed. do Campo); e Acadêmico e Prof. Edson Ndili Patte (Ed. Escolar Indígena)
21h- Encaminhamentos e proposições finais

Fonte: Notícias UFSC