Mudança na Lei de Cotas afeta entrada de estudantes nas universidades de SC

Senado aprovou alteração na Lei de Cotas para instituições de ensino superior, segundo a NSC

O Senado Federal aprovou, na última semana, uma série de alterações que reformulam e ampliam o sistema de cotas no ensino federal. As mudanças envolvem alteração no teto salarial para participar das ações afirmativas, inclusão dos quilombolas e ampliação dos direitos para estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação. A lei ainda precisa ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de entrar em vigor.

Entre as principais mudanças presentes no texto, está a alteração no teto de renda para o ingresso nos cursos de graduação por meio das ações afirmativas. Atualmente, para concorrer como cotista é necessário ter renda de até um salário mínimo e meio. Com a mudança, a renda do estudante pode ser de até um salário mínimo.

Segundo a Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC, Leslie Chaves, a alteração no teto salarial para a entrada nos cursos de graduação da universidades é vista com preocupação pela Universidade, por deixar de fora do sistema de cotas um público significativo e que também vive em vulnerabilidade.

Leia na íntegra: NSC