Secretaria de Educação de SC determina que livros sejam tirados de circulação

Ofício da pasta circulou entre professores e pede a retirada de nove obras, de acordo com a colunista da NSC, Dagmara Spautz

Um ofício da Secretaria de Estado da Educação com uma lista de nove livros supostamente “proibidos” circulou nesta quarta-feira, dia 8, e causou polêmica. O documento, assinado pelo Supervisor Regional da Educação, Waldemar Ronssen Júnior, e pela Integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros, determina que as obras sejam “retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”.

A lista é bastante eclética. Inclui desde o distópico “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, passando por obras de terror como “It: A Coisa”, de Stephen King, e “Exorcismo”, de Thomas B. Allen, até “O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosemberg, o maior intelectual do nazismo”, de Robert Wittman e David Kinney.

Lista de livros que devem ser retirados de circulação (Foto: Secretaria da Educação de Santa Catarina/Reprodução)

Questionada pela coluna, a Secretaria de Estado da Educação se manifestou por meio de nota, dizendo que os livros não estão proibidos, mas serão redistribuídos após o recolhimento.

Leia na íntegra: NSC Total