Administração Central da UFSC afirma que tem feito melhorias na iluminação do campus Trindade

Ações são realizadas pela Secretaria de Segurança Institucional, Prefeitura Universitária e Prefeitura de Florianópolis

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) afirma que tem executado melhorias em áreas que sofrem com a falta de iluminação no campus da Trindade, em Florianópolis. As ações são realizadas pela Secretaria de Segurança Institucional (SSI/UFSC), Prefeitura Universitária (PU) e pela Prefeitura de Florianópolis – nas áreas de responsabilidade do poder público.

Segundo dados levantados pelo SSI e pela PU, a situação já está 80% resolvida. No fim do mês de outubro, foram realizados reparos, por parte da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal, nas ruas de acesso ao campus: rua Engenheiro Agrônomo Andrei Cristian Ferreira, que passa em frente ao Centro de Cultura e Eventos e liga os bairros Carvoeira e Pantanal; e na rua Roberto Sampaio Gonzaga, que fica na saída para a Trindade.

Nos últimos dias, a SSI realizou rondas noturnas, que identificaram áreas que ainda necessitam de manutenção, como os fundos do Restaurante Universitário e nos entornos do Centro de Convivência. Os levantamentos são encaminhados para a PU, que faz o mapeamento e cria o cronograma das manutenções para os locais necessitados.

Hélio Rodak, prefeito universitário, destaca que várias ações estão sendo planejadas em curto, médio e longo prazo, para melhorar a iluminação do campus. Entre as ações de curto prazo, que podem levar até um mês para gerar os primeiros resultados, estão previstas: a manutenção corretiva de algumas áreas próximas ao Centro Socioeconômico (CSE), com ação do Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura (DMPI/UFSC); a recuperação dos postes de até 20 metros de altura; a manutenção em áreas próximas à obra que está sendo realizada no Centro de Ciências da Educação (CED); uma parceria fotovoltaica, com a instalação de até dez postes que sejam alimentados por energia fotovoltaica, como um projeto-piloto, visando testar essa alternativa de geração de energia.

Em médio prazo, a PU pretende articular com a Prefeitura Municipal novas melhorias em locais de domínio do poder público, além da criação de um inventário dos postes e a inclusão de novos postes e refletores nas obras em andamento e em futuras obras. As ações em longo prazo envolvem uma parceria com o Centro de Ciências Tecnológicas (CTC) para a instalação de módulos solares de iluminação em grande escala e a criação de ferramentas para georreferenciamento.

Fonte: Notícias UFSC