Nota de Pesar: falece Hamilton Nazareno Schaefer, professor aposentado e primeiro presidente da Apufsc

Schaefer também foi vice-reitor da UFSC entre 1972 e 1976

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor Hamilton Nazareno Ramos Schaefer, professor aposentado do Departamento de Física, no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), nesta sexta-feira, dia 10. Schaefer lecionou na UFSC de 1962 a 1992, e foi vice-reitor da instituição entre 1972 e 1976. Engenheiro eletricista, ele faleceu aos 84 anos. O professor Schaefer também foi presidente da Apufsc-Sindical entre 1975 e 1976. 

Hamilton Nazareno Ramos Schaefer (Foto: UFSC/Divulgação)

Morador de Coqueiros, na região continental de Florianópolis, Schaefer foi um dos idealizadores do Parque do bairro, tendo presidido a Sociedade Amigos de Coqueiros, entre 1999 e 2006, elaborado e coordenado o projeto de implantação da estrutura.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) publicou em 2017 um extenso perfil de Schaefer, em que destaca seus projetos de engenharia elétrica e iluminação. Segundo o texto, o professor lecinou na primeira turma de Engenharia Industrial da UFSC e chegou a ensinar, durante toda a sua carreira na universidade, 4 mil alunos. “Essa é a parte mais bonita de tudo isso”, teria dito à época.

O texto lembra ainda que Schaefer foi um dos membros fundadores da Apufsc e elaborou o projeto de iluminação da Biblioteca Central (BU) da universidade, no início dos anos 1980. “Os alunos reclamavam, diziam que a biblioteca parecia um eclipse. E eu disse ‘pode deixar que vou dar um jeito nisso. Vocês vão ter que usar óculos escuros!’”, teria dito.

Fora da UFSC, Schaefer presidiu a Associação Catarinense de Engenheiros entre 1970 e 1974, e foi conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SC) em dois mandatos: 1964-1966 e 1979-1984.

O velório será realizado no Cemitério Jardim da Paz, a partir das 14h, e o sepultamento está marcado para 17h. A UFSC e a Apufsc-Sindical, em luto, prestam suas homenagens ao professor Schaefer e solidarizam-se com sua família e seus amigos.

Fonte: Notícias da UFSC