Pró-Reitoria de Pós-Graduação promove seminário para debater implantação do estágio de pós-mestrado na UFSC

Evento será realizado na Sala dos Conselhos, na próxima terça-feira, dia 14

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) promoverá um seminário de apresentação e discussão do estágio de pós-mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a ser realizado na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira — ­­­­­­­­­auditório da Sala dos Conselhos, na próxima terça-feira, dia 14, entre 14h e 16h.

Serão apresentados os resultados da avaliação do período de experiência realizado na UFSC de 2020 a 2024, bem como a proposta de Resolução Normativa que está em análise pelo Conselho Universitário (CUn).

“Será uma ótima oportunidade para se inteirar dos resultados obtidos nos primeiros três anos do período de experiência e debater as particularidades dessa modalidade de estágio que pode ser implantado definitivamente na UFSC de forma pioneira no Brasil”, destaca o pró-reitor Werner Kraus Jr.

O estágio de pós-mestrado está implantado de forma temporária na UFSC desde dezembro de 2019, por decisão da Câmara da Pós-graduação (CPG) com base em parecer do Conselho Universitário (Parecer 18/2019/CUn de 29/10/2019), o qual indicou a necessidade de período de experiência com essa nova modalidade de estágio antes da aprovação definitiva.

Nesse período experimental, foram registrados cerca de 50 estágios de pós-mestrado em 11 programas de pós-graduação. As avaliações realizadas tanto com programas que implantaram a modalidade quanto com outros que não o fizeram indicaram boa receptividade à proposta.

Após processo de consulta pública conduzida pela PROPG no período de 22/08 a 19/09/2023, que trouxe contribuições para aperfeiçoamento da minuta de resolução normativa, a Câmara de Pós-Graduação aprovou por unanimidade, na sessão do dia 28 de setembro, a indicação ao Conselho Universitário pela implantação definitiva do estágio de pós-mestrado na UFSC. A minuta de resolução normativa está, no momento, em análise pelo CUn.

Fonte: Notícias da UFSC