Maestrina da UFSC receberá homenagem da Academia Catarinense de Letras e Artes

Miriam Moritz, maestrina, musicista e regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina, receberá medalha Edino Krieger da Academia Catarinense de Letras e Artes

A maestrina, musicista e regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Miriam Moritz, será agraciada com a medalha Edino Krieger da Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla). A ação homenageia personalidades em diversas áreas artística por meio do Prêmio Personalidade do Ano de 2023. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em uma sessão solene pública no dia 27 de novembro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado no campus Trindade, em Florianópolis. O ano de 2023 marca o vigésimo ano de atuação da Academia Catarinense de Letras e Artes.

Maestrina Miriam Moritz está à frente do Coral há 19 anos (Foto:: Acervo SeCArte/UFSC)

Miriam começou seus estudos musicais aos 10 anos, abrangendo piano e canto coral. Graduou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em 1987, aos 21 anos, destacando-se em flauta transversal, canto, e canto coral. Iniciou sua carreira docente no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis, aos 20 anos. Ao longo dos anos, ela lecionou música em diversas instituições, incluindo escolas em Portugal durante um período de cinco anos de viagens pela Europa.

De volta a Florianópolis, atuou na Escola Dinâmica e na Escola de Música Compasso Aberto, ministrando aulas e formando grupos vocais. Além de sua carreira acadêmica, Miriam Moritz é regente do Grupo Vocal Bocca Chiusa desde 1996. Nomeada regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina em 2004, ela expandiu sua atuação para o Madrigal da UFSC e a Orquestra de Câmara da UFSC. Sua dedicação à música vai além do ensino, envolvendo projetos, como Reconstruindo a Escuta do Usuário de Implante Coclear e Canto para Comunidade do Projeto Caeira 21. Na UFSC, ela liderou projetos de extensão, incluindo Música para Pessoas com Doença de Parkinson e o projeto Iniciação ao Canto em Grupo.

Fonte: Notícias UFSC