Conselho aprova impeachment de reitor e vice da UFRGS; decisão final depende do MEC

Destituição da atual gestão foi aprovada por 60 dos 77 conselheiros, destaca Zero Hora

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu pela destituição do reitor Carlos André Bulhões Mendes, e da vice-reitora, Patrícia Pranke. A destituição da atual gestão foi aprovada por 60 dos 77 conselheiros do Consun; houve dois votos contrários e três abstenções. Doze não votaram.

O posicionamento foi divulgado nesta sexta-feira, dia 1º, após votação da análise do pedido de impeachment da dupla. A retirada da de Bulhões e Patrícia das funções, porém, depende de avaliação do Ministério da Educação (MEC), o que não tem prazo para ocorrer.

Na sessão, os conselheiros avaliaram um parecer apresentado pela comissão especial do Consun: esse relatório avaliou que há indícios suficientes para a destituição da gestão, nomeada em 2020. A proposta foi assinada por 39 docentes da UFRGS e apresentada ao Consun em março deste ano.

O texto cita, por exemplo, “ações e omissões que comprometem o adequado funcionamento da universidade, com destaque para a desarticulação e os conflitos com os conselhos superiores e direções de unidades”, e “posturas e decisões anticientíficas e negacionistas da reitoria interventora”.

Leia na íntegra: Zero Hora