UFSC celebra 63 anos com programação cultural e homenagens a Cancellier

Atividades acontecem a partir desta sexta-feira no campus de Florianópolis

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completa 63 anos neste mês de dezembro. Para celebrar o aniversário, a instituição promove, a partir desta sexta-feira, dia 1º, uma série de atividades culturais e homenagens abertas à comunidade. A programação contempla shows musicais, peças de teatro, reinauguração de esculturas no campus de Florianópolis, sessão solene, entre outras atividades – como a inauguração da praça em homenagem ao ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Para iniciar as celebrações, a sambista catarinense Dada Varella se apresenta nesta sexta-feira no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos, no bairro Trindade. O show, que faz parte do 1° Festival Literário da UFSC (Flusc), começa às 20h. A apresentação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Ao longo do mês de dezembro haverá ainda outros shows e peças de teatro. A programação cultural completa pode ser acompanhada na agenda da Secretaria de Cultura, Arte e Esportes da UFSC.

Uma das atrações da programação de aniversário da UFSC é a inauguração da Praça Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em homenagem ao reitor falecido em 2017. O local contará com busto do professor, placa e jardim. A praça fica entre o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e o Centro Socioeconômico (CSE), no Campus de Florianópolis.

Na programação de aniversário, ainda está outra homenagem ao professor Cancellier: o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, que leva o nome do ex-reitor desde o final de 2017, receberá novos letreiros, chamando a atenção para a homenagem póstuma.

Uma sessão solene do Conselho Universitário, prevista para a próxima terça-feira, dia 5, vai condecorar pessoas que contribuíram com a UFSC nesses 63 anos. Ao longo do mês de dezembro, outros eventos serão divulgados.

Universidade nasceu da união de sete faculdades

O ato de criação da, então, Universidade de Santa Catarina foi efetivado pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek ao sancionar a Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960. Cinco anos depois, a designação “Federal” seria incorporada ao nome.

Para a formação inicial, foram agrupadas sete faculdades localizadas em Florianópolis: Direito (1932), Ciências Econômicas (1943), Odontologia (1946), Farmácia e Bioquímica (1946), Filosofia (1952), Medicina (1957) e Serviço Social (1958). Além disso, foi criada a Escola de Engenharia Industrial, possuindo desta forma os cursos necessários e o amparo legal para sua constituição. Com a reforma universitária de 1969, as faculdades deram lugar às unidades universitárias, como hoje são chamados os centros de ensino.

Hoje, a UFSC figura entre uma das mais importantes universidades brasileiras, seguidamente reconhecidas em rankings de educação.

::: Acompanhe a programação cultural do aniversário da UFSC

Fonte: Notícias UFSC