Capes premia autores e autoras das melhores teses do Brasil

Veja quais foram os trabalhos da UFSC premiados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) premiou na última quinta-feira, dia 14, pela 18ª vez, as melhores teses defendidas no Brasil. A cerimônia ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Capes, em Brasília, e contou com a participação dos 49 vencedores das áreas do conhecimento. No evento, foram entregues os Grandes Prêmios Capes de Tese e as honrarias do Banco Itaú, Dimensions Sciences, Fundação Carlos Chagas e Instituto Serrapilheira.

A professora Andréia Guerini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o Prêmio Capes de Tese, conferido à pesquisa de sua orientanda, Naylane Araújo Matos, com o trabalho intitulado “Estudos Feministas da Tradução no Brasil: Percursos históricos, teóricos e metodológicos na produção científica nacional (1990-2020)”. A egressa Naylane atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia.

Professora Andreia Guerini na cerimônia do Prêmio Capes (Foto: UFSC/Divulgação)

Pesquisas que impactam na sociedade

O prêmio serve como termômetro do que tem sido produzido na ciência brasileira, observou Mercedes Bustamante, presidente da Capes, no evento.

“Ao celebrarmos os trabalhos dos jovens cientistas, indicamos como suas produções impactam a sociedade, a cultura, o meio-ambiente do país”, disse a gestora, que ainda destacou que 25 das 49 áreas foram vencidas por mulheres. Denise Carvalho, secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), adicionou: “Esta premiação reconhece a excelência dentre os excelentes”.

Segundo Olival Freire Junior, diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a cerimônia do Prêmio Capes de Tese “é um dia de festa de uma política de Estado instaurada na década de 1960, uma das políticas públicas mais bem-sucedidas já instauradas no Brasil”. Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), por sua vez, destacou que “há ciência de altíssima qualidade no país, e ocorre essencialmente na pós-graduação”. Já Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), ressaltou que “o Prêmio Capes de Tese é muito importante para que possamos voltar os olhos para a produção científica do país”.

Sobre o Prêmio Capes de Tese

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil. A premiação é fruto de parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas, o Instituto Serrapilheira e, a partir desta edição, o Banco Itaú. Para conceder os prêmios, a Capes leva em conta a originalidade do trabalho e a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do país.

Vencedores dos grandes prêmios de teses (Foto: Naiara Demarco/Capes)

Confira os premiados da UFSC em 2023

Linguística e Literatura: Naylane Araujo Matos (Estudos da Tradução)
Estudos Feministas da Tradução no Brasil: Percursos Históricos, Teóricos e Metodológicos na Produção Científica Nacional (1990-2020)
Orientação: Andreia Guerini

Nutrição: Gilciane Ceolin (Nutrição)
Determinantes das Concentrações Séricas da Vitamina D e a sua Associação com Sintomas Depressivos em Idosos de Florianópolis-SC
Orientação: Julia Dubois Moreira e Debora Kurrle Rieger Venske

Menções honrosas da UFSC em 2023

Ciência de Alimentos: Lais Benvenutti (Engenharia de Alimentos)
Selection And Application Of Eutectic Solvents For The Valorization Of Jaboticaba Processing Byproduct Using Highpressure Fluid Technologies
Orientação: Sandra Regina Salvador Ferreira e Acacio Antonio Ferreira Zielinski

História: Marcelo Gonzalez Brasil Fagundes (História)
Fragmentos de Uma História Panhĩ: História e Território Apinajé na Longa Duração
Orientação: Lucas de Melo Reis Bueno

Química: Gean Michel Dal Forno (Química)
Reações Bio-ortogonais de Clivagem de Ligações C-o e C-c Mediadas por Paládio: Expandindo as Estratégias da Biologia Química para o Tratamento do Câncer
Orientação: Josiel Barbosa Domingos

Fonte: Governo Federal e Notícias UFSC