Inovação avança nas universidades federais, mas relação com mercado é falha, diz CGU

Auditoria mostra entraves para transferência de tecnologia; MEC afirma investir em diálogo com parceiros governamentais e não governamentais, segundo a Folha

As universidades federais brasileiras não ficaram paradas nos últimos anos com relação à produção científica que gera patentes, mesmo com reduções sistemáticas de orçamentos nos últimos anos. Mas ainda há entraves importantes para o ciclo de inovação – o maior deles é de conexão com o setor produtivo, que, por sua vez, tem baixos níveis de inovação.

O cenário é escrutinado em relatório de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o ecossistema de inovação das 69 universidades federais. Obtido pela Folha, o documento aponta limitações da regulamentação, insegurança jurídica por parte dos pesquisadores, restrições quanto a capacidade e recursos institucionais e desafios na própria cultura de inovação das universidades.

“Do ponto de vista dos docentes, há uma deficiência de compreensão dos pesquisadores sobre as demandas específicas do setor produtivo e da sociedade, fato que ocorre também no sentido inverso”, diz o relatório.

Leia na íntegra: Folha de S.Paulo