Confira os listões de aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024

Resultado foi divulgado após cerimônia nesta quinta-feira

Exercer a profissão com uma visão social e humana, no serviço público, uma prioridade para o Brasil: estas são algumas das convicções do primeiro colocado no curso de Medicina da UFSC no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024, Iago Henrique Carvalho Ribas Andrade. A classificação foi uma conquista que iniciou em 2021, quando ele terminou o terceirão; nos vestibulares relativos a 2022 e 2023, Iago “bateu na trave”. Para 2024, o aluno que sempre gostou de ciências da natureza e biologia conseguiu, com apoio da família, estudar das 7h30 às 19h30 e atingir 91,36 acertos na prova.

Desde o início da cerimônia em que os resultados foram divulgados, na quinta-feira, dia 11, numa Sala de Conselhos lotada na UFSC, ele estava cercado pela namorada, Sofia, pelos pais, Wellington e Ana Paula, pelo irmão Fidel, e amigos. A cada pessoa anunciada, aumentava a ansiedade do grupo. Quando a segunda colocada, Marina Isadora de Andrade Lemos, foi anunciada, o grupo explodiu em choro e felicidade.

“Foram três anos de muito trabalho”, disse, enxugando as lágrimas a mãe de Iago, Ana Paula. Ele “sempre foi um aluno dedicado, e desde o sexto ano falava em estudar medicina. Só dissemos para ele que teria de ser na cidade onde a gente mora”, afirmou a moradora do bairro Pântano do Sul.

Reitor Irineu e Iago, aprovado no curso de Medicina no Vestibular da UFSC (Foto: Mateus Mendonça/UFSC)

::: Confira os listões de aprovados aqui

::: Confira aqui os dez primeiros classificados da UFSC por números de acertos

::: Confira aqui os dez primeiros classificados do IFSC por números de acertos

::: Confira aqui os dez primeiros classificados do IFC por números de acertos

::: Confira aqui os cinco primeiros classificados de escola pública por número de acertos

::: Confira aqui dez Candidatos por Experiência (Treineiros) com maior número de acertos

A solenidade de apresentação dos resultados do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 teve a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; do reitor do Instituto Federal de Santa Catarina, Maurício Gariba Júnior; e da representante do Instituto Federal Catarinense, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Bárbarah Cristine Leidow Sorgetz. Também compareceram no evento a Pró-Reitora de Ensino em Exercício do IFSC, Roberta Elpidio Cardoso; a chefe do Departamento de Ingresso do IFSC, Giselli Dandolini Bonassa; e o chefe do Departamento de Ingresso do IFC, André Zanconelli.

Matrícula

Até a próxima semana, a primeira colocada na categoria escola pública, Maria Eduarda Pereira Soarez, vai ter uma decisão a tomar: se estuda medicina na UFSC ou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde também foi aprovada. Aluna do Colégio Militar de Porto Alegre, ela fez o vestibular da UFSC por experiência em 2022 e gostou do formato da prova. Na cerimônia, estava acompanhada pelos avós, muitos felizes pela conquista. “Morar perto da praia pode trazer uma qualidade de vida diferente”, diz ainda indecisa.

As matrículas da UFSC serão realizadas de 17 a 22 de janeiro. Os candidatos da UFSC devem realizar a matrícula inicial obrigatoriamente de forma online, realizando a solicitação de matrícula e o envio dos documentos comprobatórios, sob pena de perda da vaga, de acordo com a portaria conjunta n. 01 Prograd/Proafe. É obrigatório na matrícula o envio da documentação constante do art. 4° de forma digitalizada e observando as instruções constantes no site do sistema de matrículas.

As matrículas no IFSC ocorrem de 22 a 25 de janeiro, pelo site http://www.ifsc.edu.br/vestibularunificado, seguindo as orientações do edital.

Os aprovados no IFC devem realizar as matrículas entre 15 e 21 de janeiro. As matrículas são online e realizadas exclusivamente no Portal do Candidato do IFC, por meio do login na conta do gov.br de cada candidato. Quem não possuir condições ou tiver dificuldades de realizar sua matrícula de forma online, poderá agendar o atendimento presencial no campus do curso para o qual está aprovado.

Famílias emocionadas acompanharam os listões do Vestibular (Foto: Mateus Mendonça/UFSC)

Solenidade

O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, destacou a parceria com o IFSC e IFC e cumprimentou os novos estudantes: “É um momento de alegria, de felicidade, para nossas instituições”. Ele também lembrou o número de inscritos e aprovados no Vestibular Unificado de 2023 para 2024. “Após a pandemia, as universidades foram muito prejudicadas por evasão e abandono, além de serem desvalorizadas. É importante referenciar este crescimento, estamos atendendo melhor os jovens nas nossas universidades”. O reitor afirmou ainda que as instituições ainda são o “esteio da sociedade” e pleiteou a recomposição de diversas perdas de recursos e pessoal sofridas nos últimos anos.

O reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, enfatizou a parceria entre as instituições, que facilitaram a alcançar taxas de 100% de ocupação em cursos de engenharia, design e gastronomia. “(O Vestibular Unificado) propicia maior inclusão, precisamos buscar outras parcerias entre as instituições, além desta”.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e representante do IFC, Bárbarah Sorgetz, frisou a importância da data, “quando o coração bate mais acelerado”, aguardando a hora do resultado. Ela foi outra a ressaltar a importância da participação do IFC pela primeira vez no Vestibular Unificado, pela importância que tem na porta de entrada de instituições de ensino superior públicas, gratuitas e de qualidade.

O presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), Marcos Baltar, agradeceu as mais de três mil pessoas envolvidas na elaboração e aplicação das provas, “um trabalho que iniciou em março e ainda não terminou”, disse, referindo-se aos processos de reopção e por histórico escolar para o preenchimento das vagas remanescentes.

A vice-reitora da UFSC, Joana dos Passos, apontou para os novos ingressantes que as instituições estão entre as mais inclusivas do país, ao destinarem 50% de suas vagas para oriundos de escolas públicas, contando ainda com vagas para estudantes negros, indígenas, quilombolas, apontando também as novas políticas para estudantes trans, travestis e pessoas com deficiência. “Essa é a representação da sociedade brasileira. Por isso que esta representação precisa estar aqui. Vivam as diferenças intensamente, porque isto nos torna mais humanos, na sociedade que a gente quer e deseja”.

Fonte: Notícias UFSC