Ministra reconhece desvalorização de servidores, mas diz que reajustes só podem ocorrer dentro dos limites fiscais

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck disse que Lula atende a servidores, mas dentro dos limites orçamentários

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta quarta-feira, dia 17, que os reajustes concedidos ou não a servidores públicos respeitam o novo marco fiscal (também chamado de arcabouço). O governo tem sofrido pressões de várias categorias em função da decisão de não conceder reajuste salarial linear em 2024. Apenas algumas categorias, como a Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), conseguiram acordos para este ano.

“Claro que os servidores tiveram uma desvalorização (nos últimos anos), e a gente está recompondo isso. É importante entender que isso ocorre dentro dos limites do nosso arcabouço fiscal, dentro de uma responsabilidade fiscal que o presidente tem, que é muito forte”, disse Esther em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da TV Brasil.

Segundo a ministra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consegue garantir uma relação “bastante democrática, correta, aberta e transparente” com os servidores, dentro dos limites orçamentários, mas também respeitar o direito dos servidores de não ter perdas ao longo dos quatro anos de mandato.

Leia na íntegra: Metrópoles