Governo federal já firmou nove acordos de negociação salarial com categorias de servidores públicos

Foram abertas 22 mesas temporárias para atender categorias específicas, conforme o Metrópoles

Com a assinatura do acordo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com auditores-fiscais da Receita Federal, na última quarta-feira, dia 14, o governo federal já firmou nove acordos com categorias.

A pasta chefiada pela ministra Esther Dweck reinstalou, no começo de 2023, a Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores públicos. O primeiro acordo fechado foi o reajuste linear de 9% para todos os servidores, além do aumento de 43,6% no auxílio alimentação.

No segundo semestre do ano passado, teve início o debate sobre reajuste para o ano de 2024, que ainda não foi concluído. Oficialmente, não há previsão de reajuste, mas ainda há debates para uma possível recomposição, que depende da arrecadação federal neste início de ano.

Para atender categorias específicas, foram abertas 22 mesas temporárias para tratar de algumas carreiras. No âmbito dessas mesas, MGI e servidores negociam as pautas específicas apresentadas pelas entidades sindicais representantes das carreiras e que possuam impacto orçamentário. Nelas, foram fechados sete acordos em 2023.

Leia na íntegra: Metrópoles