Dengue: apesar da explosão de casos, vacina tem baixa procura e estados aumentam público-alvo

Ritmo da imunização está aquém do esperado para as crianças de 10 e 11 anos, segundo o Globo

No momento em que o país atinge a marca de um milhão de casos de dengue apenas nos dois primeiros meses do ano, estados relatam baixa procura pela vacina contra a doença e decidiram ampliar o público alvo que já pode ser imunizado. A recomendação do Ministério da Saúde tem sido a de restringir as doses disponíveis apenas a crianças entre 10 a 11 anos, mas Acre, Mato Grosso do Sul e Goiás já elevaram para até 14 anos a lista dos que podem receber a proteção, enquanto o Distrito Federal avalia incluir as de 12.

Segundo levantamento do Globo com as secretarias de saúde de estados e municípios, cerca de 82 mil crianças entre 10 e 11 anos foram imunizadas contra a doença em nove estados após três semanas do início da vacinação no país. O número representa 11,6% das 712 mil doses do primeiro lote do imunizante recebido pelo governo, no início de fevereiro, e apenas 0,02% da população total que pretende vacinar em 2024 — 3,2 milhões de pessoas. Quatro unidades da federação — Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte —, contudo, não informaram quantas pessoas vacinaram até agora.

Apesar do movimento dos estados, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pediu para os municípios não se anteciparem ao cronograma de vacinação pensado pelo governo federal. O argumento é que a estratégia de aumentar as faixas etárias gradativamente foi pensada para garantir a aplicação da segunda dose, após três meses. O mesmo método foi aplicado na época da vacinação da covid-19.

Leia na íntegra: O Globo