Proifes-Federação discutirá privatização da educação e condições do trabalho docente durante Cres+5

Evento acontece nesta quarta-feira, em Brasília e terá participação de professor da UFSC

Nesta quarta-feira, dia 13, terá início em Brasília a Conferência Regional de Educação Superior (Cres+5). O evento visa possibilitar discussões plenárias sobre cada um dos 12 eixos temáticos da conferência, com o intuito de ratificar os textos elaborados por meio de consultas públicas preparatórias e possibilitar a aprovação da Declaração Final do Cres+5.

O Proifes-Federação terá uma representação efetiva na conferência, com uma delegação de 15 integrantes dos seus sindicatos federados, participando dos eixos temáticos e contribuindo para as discussões da Cres+5. Na quinta-feira, dia 14, a diretora de Assuntos Sindicais do Proifes, Ana Boff será debatedora no simpósio do eixo 7, que irá tratar do trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior.

Na sexta-feira, dia 15, a federação irá promover um painel com o seguinte tema: “Privatização da Educação no Brasil e na América Latina, Educação como direito X Educação como commodity, acúmulos organizativos desde a Cres 2018”, tendo como painelistas os professores Dilvo Ristoff (UFSC), Yamile Socolovky (Universidad Nacional de La Plata/Conadu) e a professora Ana Boff.

“O Proifes-Federação convida a todas e todos a participar de seu painel sobre o tensionamento que se impõe tanto na sociedade brasileira quanto na sociedade latino-americana a respeito da Educação como Direito X Educação como commodity. Estamos vendo o crescimento da educação privada e da imposição da lógica neoliberal e mercantilista sobre um projeto de educação pública e gratuita, mesmo diante de governos assumidamente progressistas. Isso é motivo de grande preocupação, pois entendemos que a educação deve ser um projeto de nação e encarada como investimento. O desenvolvimento da América Latina e dos países que a compõem passa por aí, pelo desenvolvimento de toda a sua população. E isso só se dá por meio da educação”, afirmou a diretora de Assuntos Sindicais do Proifes e painelista da Cres+5, Ana Boff.

Entenda a Cres+5

A Terceira Conferência Regional de Educação Superior (Cres 2018), realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018 – 2028 e, ao mesmo tempo, assumiu o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois (Cres+5) para promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a crise pandêmica da covid-19.

A Cres+5 será uma oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior em 2028. A Conferência é apoiada por vários setores e órgãos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc).

::: Confira a programação completa da Conferência

Fonte: Proifes-Federação