Enem passará por mudanças em 2027 para se adequar ao Novo Ensino Médio, prevê texto aprovado na Câmara

Ainda não está definido o formato das alterações, mas elas deverão ser aplicadas quando os estudantes que começarem o primeiro ciclo do novo modelo, em 2025, se formarem, segundo o Globo

O texto do Novo Ensino Médio, aprovado na noite desta quarta-feira pela Câmara, prevê que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será ajustada a partir de 2027, quando esse novo modelo deverá completar seu primeiro ciclo, com alunos que entrarão nele em 2025 se formando em 2027. A matéria ainda vai para o Senado.

Essa mudança ocorrerá para ajustar a prova ao novo modelo de ensino médio. O texto, no entanto, ainda não define por quais alterações o Enem passará. Há a perspectiva que ele seja definido com um dia de prova para avaliar a formação geral básica e outro para medir o conhecimento dos estudantes do itinerário escolhido. No entanto, isso ainda será definido.

A redação final do Novo Ensino Médio foi resultado de um acordo entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e o relator da matéria, o deputado Mendonça Filho (União-PE), e agora vai para o Senado. Santana, que na segunda-feira à noite teve uma forte discussão sobre o projeto com o relator no gabinete do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), acompanhou a votação dentro do plenário. Algumas mudanças foram feitas de última hora.

Leia na íntegra: O Globo