Educação é principal foco de projetos de lei conservadores na Câmara dos Deputados

Parlamentares católicos e evangélicos apresentaram 322 proposições com essa temática em 2023, conforme a Agência Pública

A educação é o tema mais recorrente dos projetos de lei apresentados por políticos considerados católicos ou evangélicos, na Câmara dos Deputados. No ano passado, 322 proposições tiveram esse foco, segundo monitoramento do legislativo feito pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), ao qual a Agência Pública teve acesso.

Ao todo, o Iser mapeou 1,9 mil PLs assinados por políticos que se identificam como católicos ou evangélicos. As propostas foram classificadas em 16 temas mais recorrentes, entre eles crimes e segurança pública; direitos da mulher; direitos humanos; família e ameaças ao estado democrático de direito. Os parlamentares de direita são autores da maior parte das propostas relacionadas à educação, 167 ao todo, e a segurança nas escolas é o subtema principal. 

A maior parte dos projetos de lei estabelece mais vigilância nas escolas públicas e privadas, com instalação de câmeras, segurança privada e detector de metais – uma reação aos ataques violentos em escolas, no ano passado. O PL 2207/2023, do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), vai além. Ele quer autorizar o “uso de arma de fogo para professores e demais agentes da Educação nas escolas”. O projeto está na Comissão de Educação.

Leia na íntegra: Agência Pública