Confira o panorama da mobilização da categoria docente no país

Até esta terça-feira, dia 30, 37 entidades sindicais haviam aprovado greve no Brasil e 13 rejeitaram – sete delas realizarão novas assembleias

De acordo com levantamento feito pela Apufsc-Sindical até as 15h desta terça-feira, dia 30, são 37 as entidades que representam docentes das universidades federais que aprovaram greve. Outras 13 rejeitaram, mas sete delas agendaram novas assembleias gerais depois da última rodada da mesa de negociação.

Entre elas, está a Apufsc-Sindical, que nesta terça-feira, dia 30, às 9h30, no auditório Espaço Físico Integrado (EFI), realiza a segunda AGE que irá decidir sobre a adesão ou não da categoria docente da UFSC à greve. Esta assembleia, que foi requerida por mais de 5% dos filiados e filiadas, será dividida em duas partes: na primeira, ocorre a discussão sobre o assunto. Já a votação sobre adesão ou não à greve é online, conforme prevê o estatuto, e será realizada entre as 16h do dia 30 de abril e as 16h do dia 3 de maio.

A categoria docente reinvidica reajuste salarial, recomposição da carreira, entre outros pontos. Durante a última reunião da Mesa Específica e Temporária da Educação, o governo apresentou proposta de reajuste de 9% em 2025 e 3,5% em 2026, além da alteração dos steps nas classes C/DIII e D/DIV de 4% para 4,5% em janeiro de 2025. Em AGE nesta segunda-feira, dia 29, a categoria docente da UFSC discutiu uma controproposta a ser enviada ao Proifes-Federação e, de lá, ao governo federal.

Confira o mapa das mobilizações das entidades sindicais que representam docentes de universidades federais que já decidiram pela rejeição ou aprovação de greve:

A tabela está sendo atualizada diariamente. Para acrescentar ou corrigir dados, envie e-mail para [email protected].

Imprensa Apufsc